quarta-feira, 4 de maio de 2016

Operation: Mindcrime - The Key (2015):





Por Davi Pascale

A polêmica continua! Em 2012, o grupo Queensryche anunciou que Geoff Tate estava fora da banda. A partir daí, a história da banda parecia novela mexicana. Emoção à todo momento. O ápice aconteceu quando ambos resolveram cair na estrada e lançar discos com o nome Queensryche. Depois de dois anos de confusão, Geoff resolveu vender sua parte para a banda e começou um novo projeto Operation: Mindcrime. É desse álbum que tratamos hoje.

Sim, é um projeto. Não se trata de uma banda. Pelo menos nessa primeira parte. O músico já revelou que essa é o primeiro volume de uma trilogia. Entre os músicos envolvidos estão John Moyer (Disturbed), Simon Wright (AC/DC, Dio) Brian Tichy (Whitesnake, Pride & Glory),  Scott Mercado (Candlebox), David Ellefson (Megadeth), além de seus velhos parceiros Kelly Gray e Randy Gane. Já deu para sacar que o time que está por trás dele é fenomenal, certo?

Por que disse que a polêmica continua? Porque o rapaz foi esperto o suficiente para batizar sua nova empreitada de Operation: Mindcrime. O nome do álbum mais popular do Queensryche. Como se não bastasse, no acordo com o grupo, o rapaz ficou com o direito de que somente ele poderia executar o famoso disco na íntegra. Tanto a primeira parte quanto a segunda. Os músicos disseram estar felizes com o acordo, mas ainda acho que isso aí vai render briga... Suspeito que o bicho vai pegar daqui exatamente dois anos. Ou seja, quando o álbum completar 30 anos.

Mas... O que temos aqui, afinal? Um trabalho típico do Queensryche. Ou seja, um álbum conceitual com uma sonoridade mesclando hard rock, rock progressivo e elementos modernos, contando com a presença de vinhetas, efeitos e tudo mais. Mas, embora algumas músicas remetam ao passado, não é um disco nostálgico. Acredito que é o que ele faria caso tivesse continuado na banda. Ou seja, está mantendo a mesma lógica de pensamento.

Geoff Tate continua buscando novos sons em The Key

The Key começa incrivelmente forte. O início é típico dos trabalhos clássicos do Queensryche. Ou seja, uma introdução de uns 3 minutos te preparando para o álbum. “Burn” e “Re-Inventing The Future” remetem aos dias de ouro de seu antigo grupo. “Burn” poderia ser parte de um trabalho como Hear In The Now Frontier. Já “Re-Inventing The Steel” nos remete diretamente ao clássico “The Mission”. Não poderia ter começado melhor...

Algo que Geoff Tate adora fazer e enlouquece seus fãs mais ortodoxos é buscar novas experiências sonoras. A ideia de fazer um álbum 100% do tempo resgatando o passado parece não agradá-lo. Aqui, arrisca trazer seu som para o presente na polêmica “The Stranger” onde aposta em um vocal meio rap e uma levada meio Korn. Uma tentativa de se aproximar aos dias atuais. Também provoca ao inserir solo de saxofone no álbum. Algo não muito comum em um álbum de heavy metal. Há quem considere essas atitudes um crime, mas gosto quando o artista sai do senso comum e tenta algo novo.

Muitos têm criticado seu trabalho vocal nos últimos anos. Gostei muito do trabalho vocal que fez aqui. Continua mantendo seu ar de dramaticidade e embora não tenha mais aqueles agudos dos tempos de “Queen Of The Reich”, está apostando mais em sua extensão vocal do que em seus trabalhos anteriores.

Infelizmente, no final, o pique cai um pouco. Começa a ficar mais lento. Tanto “On Queue” (uma das que conta com solo de sax) quanto “Kicking In The Door” são bem calmas e não tão marcantes. Mesmo assim, não o considero um trabalho deplorável como muitos vem tratando. Longe disso, o disco é bacana. Tem faixas fortes (como a pesada “Life Or Death” e as já citadas “Re-Inventing The Future”, “Burn” e "The Stranger"), os arranjos são bem desenvolvidos, os músicos são de primeira. Enfim, se você curte a fase mais moderna do Queensryche poderá gostar desse trabalho.

Nota: 7,0 / 10,0
Status: Bom

Faixas:
      01)   Choices
      02)   Burn
      03)   Re-Inventing The Future 
      04)   Ready To Fly
      05)   Discussions In a Smoke Filled Room
      06)   Life or Death?
      07)   The Stranger
      08)   Hearing Voices
      09)   On Queue
      10)   An Ambush of Sadness
      11)   Kicking In The Door
      12)   The Fall