domingo, 8 de maio de 2016

Viper – Sesc Santo André (07/05/2016):





Por Davi Pascale
Fotos: Davi Pascale

Ontem foi dia de heavy metal em Santo André. O público do ABC Paulista pôde conferir de perto a rapaziada do Viper com sua formação clássica quase que completa. Com a exceção de Yves Passarell (atualmente no Capital Inicial), os demais músicos que subiram ao palco foram os mesmos que gravaram o clássico Theatre Of Fate em 1989. Ou seja: Guilherme Martin (bateria), Felipe Machado (guitarra), Pit Passarell (Baixo) e Andre Matos (vocal). Quem ficou responsável por assumir as guitarras de Yves foi o ex-Shaman Hugo Mariutti.

Foi justamente esse o disco que deu a tônica da apresentação. A maior parte do repertório veio justamente de Theatre of Fate. Ou seja, pudemos ouvir de perto faixas com “A Cry From The Edge”, “Living For The Night”, “At Least A Chance” e “To Live Again”.

Os músicos fizeram valer a espera. Tendo retornado há pouco mais de 4 anos, a banda está muito bem entrosada. O grupo fez um show de heavy metal no sentido literal da palavra. Produção de palco simples, som alto e com os músicos tocando com uma puta garra. Guilherme socava a bateria sem dó. Felipe continua com seus passinhos habituais e toca com uma puta vontade. Hugo é o mais quieto do time. Move-se muito pouco, mas tocou com precisão. Pit continua a mesma figura de sempre. Pula de um lado pro outro, troca a correia de ombro todo o tempo e arranca risadas da plateia em seus stand-ups. Andre continua o grande showman que sempre foi.

Muitos vêm questionando a habilidade vocal de Andre Matos. Se bem que, verdade seja dita, eu mesmo tinha presenciado algumas performances dele em 2012 que tinham me deixado um sentimento de ‘esperava mais’, me soava com a voz um pouco cansada. Isso parece ter ficado no passado. Além do enorme carisma, o rapaz chegou até a se atirar na plateia em determinado momento, o músico demonstrou estar com o gogó em dia. Sem duvidas, uma das grandes vozes do heavy metal brasileiro. Fiquei muito feliz de ver o rapaz de volta à sua velha forma.

 Apresentação focou no álbum Theatre of Fate

Antes de Andre se afastar do conjunto para fazer faculdade de música, os músicos chegaram a registrar dois trabalhos. 2 anos antes do lançamento de Theatre of Fate, os rapazes demonstraram de maneira escancarada a sua influência de Iron Maiden no debut Soldiers of Sunrise. Ontem, tivemos a oportunidade de ouvir alguns sons desse LP como “Knights of Destruction” (responsável por abrir o set), “Nightmares” e a faixa-título.

De novidades, tivemos mais algumas faixas do álbum Evolution, o primeiro trabalho gravado com Pit Passarell assumindo o posto de vocalista. No trabalho ao vivo Live In São Paulo, os músicos já haviam feito o registro de “Rebel Maniac”. Além dessa, rolaram no show “Coming From The Inside” e “Dead Light”, nas vozes de Andre Matos. E “Spreading Soul” com Pit dividindo os vocais com Natasha, esposa de Guilherme.

Durante o show, Pit Passarell anunciou que no segundo semestre estarão fazendo alguns shows focados no material de Evolution e Coma Rage, com ele nos vocais. Não sabemos ainda qual a situação de Andre no conjunto. Se vai pintar material novo com ele ou não. Seja como for, é muito bom ver essa galera na ativa e, o mais importante, mandando bem. Que continuem na estrada por muitos anos ainda e, claro, que voltem mais vezes ao ABC. Belo show!