terça-feira, 10 de maio de 2016

Lez Zeppelin – Lez Zeppelin (2007):



Por Davi Pascale

Revirando minha coleção de CD´s me deparei com esse álbum. Não se trata da banda de Robert Plant e, sim, de uma banda cover do Led Zeppelin formada somente por mulheres. E não adianta torcer o nariz. Não apenas elas dão pau em muito marmanjo por aí, como até Jimmy Page se rendeu ao trabalho das garotas. Sim, esse mesmo...

O grupo – formado por Sarah McLellan (voz), Steph Paynes (guitarra), Lisa Brigantino (baixo) e Helen Destroy (bateria) – foi criado na cidade de Nova Iorque, em 2004. Não demorou para que ganhassem destaque. Em pouquíssimo tempo, estavam com matéria em veículos como Spin, Reuters e CNN. Um destaque realmente impressionante para uma banda cover. Havia até alguns críticos que diziam que a performance das meninas superava o original. Algo que acho bem difícil que ocorra. Até por conta da bateria de John Bonham (que honestamente ainda não ouvi ninguém tocar exatamente igual), mas não há dúvidas que o grupo é muuuuuuito bom. Até mesmo Jimmy Page elogiou as garotas. Depois de ter visto a fama que haviam atingido, o guitarrista do Led resolveu checar de perto um dos shows das garotas. O musico ficou maravilhado com a apresentação e decidiu cumprimentar a banda no backstage após o show. "Cada uma de vocês foi simplesmente brilhante esta noite". Tudo que uma banda cover poderia sonhar, certo?

Existem dois CDs lançados pelas garotas. O Lez Zeppelin I, lançado em 2010, onde reproduziam o debut do Zeppelin na íntegra. Com o cuidado, inclusive, de utilizar gravação analógica e equipamentos da época para tentar chegar o mais próximo possível do original. E esse de 2007, o primeiro delas, onde contaram com a ajuda do lendário Eddie Kramer na produção do álbum. Um feito e tanto. Para quem não sabe, o rapaz chegou a trabalhar como engenheiro de som em 5 discos do Led Zeppelin.

Nesse primeiro disco, as garotas optaram por escolher uma música de cada um dos seis álbuns iniciais do grupo britânico e adicionaram duas faixas autorais. As músicas próprias mantêm o espírito da banda. “On The Rocks” vai na onda de “Custard Pie”, enquanto “Winter Sun” nos remete à faixas como “Friends” e “Black Mountain Side”. Infelizmente, ambas as faixas são instrumentais. Realmente uma pena, já que considero Sarah um dos grandes destaques do grupo.

Garotas foram produzidas por Eddie Kramer e chamaram a atenção de Jimmy Page

As meninas tiveram a preocupação de manter os arranjos mais fiéis possível. Quem conhece as músicas muito a fundo, vai notar alguns pequenos detalhes nos arranjos, especialmente no trabalho de bateria. Sim, Helen fez um trabalho incrível, mas ainda assim notam-se algumas diferenças (não disse que ninguém toca igual?). Quem mais me chamou a atenção foi a guitarrista Steph Paynes e a vocalista Sarah McLellan. Ambas, fizeram um trabalho realmente impressionante. Várias notas que Robert Plant cantava no falsete, Sarah canta no gogó.

A escolha das músicas focou nas canções mais rock n roll. Não foram regravadas baladas como “Dyer Maker” ou “Stairway to Heaven”. A mais lenta é o belíssimo blues de “Since I´ve Been Loving You”. No entanto, não apostaram muito em lados B. Focaram mais nos clássicos mesmo. Entre as escolhidas, estão “Rock n Roll”, “Whole Lotta Love”, “Kashmir” e “Communication Breakdown”. Todas tocadas com excelência.

Lez Zeppelin impressiona pela qualidade. Além de ser um disco divertidíssimo de se ouvir. Se as garotas decidissem utilizar o talento que têm para criar músicas próprias, teríamos um dos grandes grupos de rock da atualidade. Se nunca ouviu nada delas, corra atrás.

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Impressionante

Faixas:
      01)   Whole Lotta Love
      02)   The Ocean
      03)   On The Rocks (Instrumental)
      04)   Since I´ve Been Loving You
      05)   Rock n Roll
      06)   Winter Sun (Instrumental)
      07)   Communication Breakdown 
      08)   Kashmir