sábado, 14 de maio de 2016

Pink Floyd´s Wish You Were Here Symphonic (2016):




Por Davi Pascale

Wish You Were Here é um dos trabalhos mais populares do grupo britânico Pink Floyd. 40 anos depois, o disco retorna às lojas com nova roupagem. Mexer em clássico é sempre algo arriscado, ainda mais quando os arranjos são alterados, mas os músicos se saíram muito bem. O resultado final é mágico... 

Comprei esse álbum sem saber muito bem o que esperar dele. O que me levou a arriscar sua compra foram os músicos envolvidos. Junto com a London Orion Orchestra estão duas lendas do rock: o cantor Alice Cooper e o tecladista Rick Wakeman (Yes). Também fazem parte do projeto dois guitarristas da cultuada banda tributo Australian Pink Floyd Show.

Idealizado por Peter Smith, os músicos registraram o material no mesmo estúdio em que os músicos originais gravaram o LP décadas atrás. Ou seja, o histórico Abbey Road Studios. Em entrevista ao Henley Standard, Peter explicou: “Em 1995, em um capricho, eu convenci o produtor Youth à gravar um álbum sinfônico do Pink Floyd com a London Symphony Orchestra.  O álbum foi um grande sucesso na Polygram dos EUA. E foi isso que me encorajou, 20 anos depois, a criar uma continuação. Usando o mesmo condutor (Peter Scholes) e dessa vez, comigo produzindo o álbum”.

Youth, que ele se refere, é um dos apelidos de Martin Glover. Conhecido por tocar no Killing Joke, no Fireman (Paul McCartney) e, mais recentemente, por ter sido uma das mãos por trás do álbum final do Pink Floyd, o Endless River. O projeto foi lançado pouca coisa atrasado. O LP original, na realidade, é de 1975. Se bem que, se não me engano, o álbum foi lançado em Setembro. Portanto, os 40 anos, de certo modo, ainda valem.

Alice Cooper participa do álbum

O disco abre com uma versão cantada de “Wish You Were Here”. Sem a participação da orquestra ainda. Contando apenas com os músicos convidados. Alice Cooper se sai bem, mas o grande destaque é o piano de Rick Wakeman que dá uma nova cara ao clássico de 1975. Ao final da música, a orquestra entra, ao poucos, te preparando para a próxima etapa. Na sequência, vem uma das minhas músicas preferidas do Pink Floyd. O clássico “Shine On You Crazy Diamond (Parts I-V)”, contando apenas com orquestra e guitarras. A melodia e as linhas de guitarra foram mantidas. Ficou lindíssimo. Alice Cooper volta a aparecer na enigmática “Welcome to The Machine”.

Sempre que escuto o álbum original, o que mais me prende a atenção são as guitarras de David Gilmour. Aqui, como já devem imaginar, o grande destaque é a orquestra. O álbum ganhou uma nova cara. Algo mais cinematográfico, mais fantasioso. Mesmo nas faixas que conta com a presença da guitarra. Um grande exemplo é “Have a Cigar”. Escute que você vai entender onde quero chegar.

A ordem original foi mantida. “Bah, mas o disco não começa com ‘Wish You Were Here’, começa com ‘Shine On You Crazy Diamond’, não tente me enganar”. Exatamente! É por isso que ela volta a aparecer, agora em uma versão instrumental. Mais uma vez sem as orquestras, só que agora sem os pianos de Wakeman também. Apenas com violão e guitarra. Sem dúvidas, é o arranjo que mais se aproxima do trabalho original.

Capa do disco original

“Shine On You Crazy Diamond (Parts VI-IX)” vem na sequência mantendo a mesma lógica da versão criada para a saga inicial. Ou seja, apenas orquestra e guitarra. Os músicos fazem um belíssimo trabalho nas execuções, ao mesmo tempo em que fica claro quão impossível é reproduzir o timbre de Gilmour. De todo modo, ficou excelente. O álbum se encerra com a London Orion Orchestra interpretando “Eclipse” do não menos clássico Dark Side Of The Moon.

Certamente, Wish You Were Here Symphonic não venderá 13.000.000 de cópias, assim como aconteceu com o álbum original, não chegará nem perto. Entretanto, aqueles que resolverem se aventurar, encontrarão uma nova maneira de ouvir esses clássicos. E é exatamente esse o exercício. Esse disco não serve para te introduzir na obra de Pink Floyd e nem para agradar os ouvintes de música clássica. Serve para demonstrar o quão rico é esse material e como ele nos permite fazer diversas leituras através de uma mesma canção. Se você é um grande fã do Pink Floyd, vá fundo!

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Emocionante

Faixas:
      01)   Wish You Were Here
      02)   Shine On You Crazy Diamond (Parts I-V)
      03)   Welcome To The Machine
      04)   Have a Cigar
      05)   We Wish You Were Here (Instrumental)
      06)   Shine On You Crazy Diamond (Parts VI-IX)  
      07)   Eclipse (From The Dark Side Of The Moon)