quarta-feira, 18 de maio de 2016

Peter Frampton – Acoustic Classics (2016):





Por Davi Pascale

Peter Frampton resolve reviver seus clássicos novamente. Agora, em formato acústico. Peter Frampton chegou a ter uma carreira de muito sucesso nos anos 70 e 80 (O LP Frampton Comes Alive é um considerado o álbum ao vivo mais vendido na história da música, ultrapassando a marca de 11.000.000 de discos vendidos). Depois, não conseguiu mais criar novos hits, embora continuasse soltando discos vez ou outra.

Sim, o músico realizou novos registros de hits como “All I Wann Be (Is By Your Side)”, “Baby, I Love Your Way”, “Show Me The Way” e “Do You Feel Like I Do”. Sim, mais uma vez “Breaking All The Rules” ficou de fora (O que acontece com essa música?). E, não, não há registros de sua época no cultuado Humble Pie.

Muitos artistas resolvem fazer registros acústicos no manjado formato da MTV. Ou seja, alugam um teatro, chamam seus fãs mais fervorosos e fazem uma apresentação para um publico seleto com o grupo completo. Frampton fez diferente. Registrou o material em estúdio, sem uma banda por trás. Ou seja, o que você ouve aqui é somente voz e violão.

Musico revive grandes sucessos em arranjos intimistas
 
Quando o artista resolve fazer um trabalho assim, se não for um ótimo músico, o resultado final soa primário. Para nossa sorte, o músico sempre foi um guitarrista de mão cheia e um cantor muito afinado. Isso fica perceptível durante a audição de Acoustic Classics. O rapaz insere excelentes solos no meio dos arranjos intimistas. Vale prestar atenção na releitura de “Do You Feel Like I Do”.

O rapaz resolveu retornar ao inicinho de sua trajetória. Começa o registro do mesmo modo que começou sua carreira solo. Ou seja, com a primeira música de seu primeiro álbum: “Fig Tree Bay” (Winds of Change). Sacada muito bacana. Muito conhecido por seu uso de talkbox, o guitarrista faz uso dele em “Show Me The Way”. Embora de modo muito mais conciso. Funcionou bem. Impossível ouvir “Baby, I Love Your Way” e não cantar o refrão junto. Aquela típica música que até quem diz não conhecer seu trabalho, quanto toca na rádio sai cantarolando. O hit “Lines On My Face” também funciona muito bem no formato. “I´m You” não traz as orquestrações, mas mantém o piano. O resultado ficou muito bonito. 

Acoustic Classics é um trabalho muito bacana, mas extremamente intimista. É como se você estivesse ouvindo Peter Frampton se apresentando em um programa de rádio ou tocando para os amigos próximos em sua residência. Não é todo mundo que curte esse formato, mas se te agrada, o resultado é bem interessante.  

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Intimista

Faixas:
      01)   Fig Tree Bay
      02)   Wind of Change
      03)   All I Wanna Be (Is Be Your Side)
      04)   Show Me The Way
      05)   Lines On My Face
      06)   Sail Away
      07)   Baby, I Love Your Way
      08)   All Down To Me
      09)   Penny For Your Thoughts
      10)   Do You Feel Like I Do  
      11)   I´m In You