terça-feira, 24 de maio de 2016

Deep Purple - ... To The Rising Sun In Tokyo (2016):



Por Davi Pascale

Mais um DVD ao vivo do Deep Purple chega às lojas. E mais um da turnê Now What?! Já havia comentado de um vídeo dessa mesma gira que atende pelo nome de From The Setting Sun... em Janeiro, aqui nesse mesmo blog. Bem, vamos lá.

Dessa vez, o cenário não é um festival. Os músicos estão diante de seu próprio púbico, em Budokan. A reação do público é distinta. Se em Wacken, o pessoal vibra, grita e canta junto, o público japonês é conhecido por ser mais reservado. Eles não têm a cultura de um pressionar o outro na grade, de ficar pulando. É até engraçado notar a plateia parada balançando a cabeça para cima e para baixo durante a execução do clássico “Perfect Strangers”.

A gravação ocorreu, mais precisamente, no Nippon Budokan. Um ginásio de aproximadamente 15.000 pessoas. Para quem quiser ter uma dimensão melhor do tamanho do local, é mais ou menos como o Ginásio do Ibirapuera. Pouca coisa maior. Por se tratar de um local fechado, onde eram headliners, os músicos conseguiram uma produção de palco melhor, uma iluminação mais bem cuidada.

Falar que os caras estão tocando bem é chover no molhado. O Deep Purple nunca trabalhou com músico meia boca. E depois de tanto tempo juntos, o resultado não poderia ser outro. A banda está afiadíssima.

Grupo lança novo registro da tour de Now What?!

Quando foi comentado o lançamento desse DVD, algumas pessoas tinham dito que o repertório das duas fitas era exatamente o mesmo. Até tinha escrito isso na outra resenha. Na verdade, não é. Sim, é bem parecido, mas tem algumas músicas diferentes. A começar pelo número de abertura. Na apresentação de Wacken os rapazes haviam iniciado com o clássico “Highway Star”. Aqui, optaram por começar o show com “Apres Vous”, uma faixa do até então recém lançado Now What?! (O show é de 2014). “No One Came” deu lugar para “The Mule”. E “Uncommon Man”, mais uma do álbum de 2013, foi adicionada.

Ian Gillan está cantando bem para a idade. Claro que não dá para comparar com aquele Ian Gillan dos tempos de In Rock e Machine Head, mas não está fazendo feio. Mas como disse na resenha do outro DVD, sofre no momento dos agudos. Principalmente nas faixas “Space Truckin´” e “Into The Fire”. Contudo, nas músicas mais recentes ou em clássicos que não exigem tanta potência, (como é o caso de “Hush”, “Lazy” ou “Perfect Strangers”) tira de letra.

Os improvisos continuam mais enxutos, não temos mais aquelas viagens com solos de 20 minutos, como ocorria na fase do Blackmore, mas ainda assim se fazem presentes, para a alegria de nós fãs. Steve Morse estava inspiradíssimo. Junto com Ian Paice, são os grandes destaques do show.

A fita é excelente. Qualidade de imagem e som impecáveis. Repertório bem bacana. Honestamente, gostei mais desse show do que o registrado no From The Setting Sun... Se tiver que optar por um deles, vá nesse.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Profissional

Faixas:
      01)   Apres Vous
      02)   Into The Fire
      03)   Hard Lovin´ Man
      04)   Strange Kind of Woman
      05)   Vincent Price
      06)   Contact Lost
      07)   Uncommon Man
      08)   The Well-Dressed Guitar
      09)   The Mule
      10)   Above And Beyond
      11)   Lazy
      12)   Hell To Pay
      13)   Don Airey´s Solo
      14)   Perfect Strangers
      15)   Space Truckin´ 
      16)   Smoke On The Water
      17)   Green Onions / Hush 
      18)   Black Night