sexta-feira, 27 de maio de 2016

Melissa Etheridge – This Is M.E. (2014):





Por Davi Pascale

Melissa Etheridge se aventura no mercado independente, ao mesmo tempo em que procura atualizar seu som. Com ajuda de produtores e compositores atuais, artista faz álbum mais eclético de sua carreira.

Em seu décimo terceiro álbum, o primeiro longe da parceria da Island, a cantora buscou por novos caminhos. Contou com a ajuda dos fãs para a criação da arte que foi usada para capa. A imagem foi criada juntando inúmeras fotos enviadas por seus admiradores. Além disso, pela primeira vez na vida, buscou ajuda de outros compositores. E, pela primeira vez também, lançou um álbum 100% independente.

Aqui no Brasil, Melissa nunca conseguiu o mesmo destaque que possui nos Estados Unidos. Na época do lançamento (dos ótimos) Yes I Am e Your Little Secret ainda tínhamos uma proximidade maior com seu trabalho. Passavam alguns clipes na MTV, alguns shows na TV, seus álbuns eram lançados por aqui. Pois bem, de lá para cá, gravou mais 7 álbuns (8 com esse). Muitos não lançados no Brasil. Alguns deles eram mais alegres, mais roqueiros. Outros mais calmos, mais tensos. This Is M.E. é um trabalho bem variado e conta com uma veia pop.

Fã assumida de Bruce Springsteen, Melissa Etheridge é famosa por fazer um som mais de raiz, com bastante influencia de folk, blues. Também é muito conhecida por sua entrega nas apresentações e sua voz forte. Bem, a emoção na hora de interpretar as canções continua intacta, assim como sua voz continua incrivelmente potente. Porém, This Is M.E. conta com uma pegada mais moderna.

Cantora lança trabalho independente e com pegada mais moderna

Para a criação do disco, aceitou ajuda de outros compositores. Isso certamente ajudou para que novas sonoridades viessem à tona. A que mais se aproxima com seus álbuns antigos é “Do It Again”. Aqui, temos a velha Melissa com seu violão folk atacando novamente. “I Won´t Be Alone Tonight” abre o álbum recorrendo ao famoso recurso wall of sound e trazendo uma sonoridade mais rock de arena (na linguagem de hoje, não dos anos 70 ou 80). 

Aparentemente, a cantora quer voltar à se conectar com a juventude. Para a produção do CD, trouxe nomes como John Levine e Jerry Wonder (apelido de Jerry Duplessis). Conhecidos por trabalharem com artistas do porte de Nelly Furtado, Wyclef Jean e Shakira. Também contou com a colaboração do compositor Jerrod Bettis, famoso por seu trabalho ao lado da cantora Adele.

Faixas como “A Little Hard Hearted”, “Monster” e “A Little Bit Of Me” soam bem modernas. Bem próximas do que é feito atualmente no universo pop/rock atualmente. “Take My Number” e “All The Way Home” é como se estivesse atualizando sua sonoridade. Embora conte com uma mixagem mais contemporânea, é fácil identificar seu estilo de composição. O lado rock n roll aparece com força em “Ain´t That Bad”. “Who Are You Waiting For”, responsável por fechar o compact disc, resgata alguns elementos do passado em uma balada predominada por piano e voz.

This Is M.E. está bem produzido e conta com boas canções, mas a artista ataca em um terreno perigoso. Ainda que considere louvável a artista se aventurar em novos territórios, seus fãs de décadas podem achar esse álbum um pouco moderno demais. De todo modo, vale uma checada.  

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Moderno e variado

Faixas:
      01)   I Won´t Be Alone Tonight
      02)   Take My Number
      03)   A Little Hard Hearted
      04)   Do It Again
      05)   Monster
      06)   Ain´t That Bad
      07)   All The Way Home
      08)   Like a Preacher
      09)   Stranger Road
      10)   A Little Bit Of Me  
      11)   Who Are You Waiting For