terça-feira, 31 de maio de 2016

Judas Priest – Battle Cry (2016):



Por Davi Pascale

Judas Priest foi uma das bandas que ajudou a definir o que hoje chamamos de heavy metal. Tanto em termos de sonoridade, quanto de estética. O mais impressionante é que os caras já estão na estrada há mais de 40 anos e pelo que vemos aqui, e pelo que vimos durante sua participação na última da edição do Monsters of Rock, ainda têm muita lenha para queimar.

Para aqueles que, assim como eu, estiveram na última edição do festival, o DVD dá um sabor à mais, traz um ar de nostalgia, bate um pouco de saudade daquela noite. Afinal, é a mesma gira e o setlist é bem parecido. De diferente, se não me falha a memória, trocaram aqui no Brasil “Beyond The Realms of Death” por “Love Bites”. De resto, é praticamente o mesmo show.

Quem já assistiu o Judas Priest ao vivo, pelo menos uma vez na vida, mesmo que em vídeo, já sabe o que esperar. Uma apresentação super profissional, com uma banda afiadíssima e a presença de inúmeros clássicos no setlist.

Os músicos não deixam por menos. Richie Faulkner demonstra ter sido a escolha correta para o grupo. Arrebenta na guitarra e, justamente por ser mais jovem, ainda tem uma disposição física que os outros músicos não possuem mais. Scott Travis continua sendo uma máquina. Incrivelmente preciso. Quem mais chama a atenção, contudo, é Rob Halford. Com 64 anos nas costas, continua mandando ver nos agudos. Ainda possui uma força na voz que muitos cantores da sua idade não apresentam mais.

Banda entrega show impecável em novo DVD ao vivo

Existe muita banda longínqua que, depois de algum tempo, deixa de apresentar material novo. Esse não é o caso do Judas. Não só lançaram um álbum recentemente, o (bom) Redeemer of Souls, como incluíram três delas no setlist. Inclusive, uma delas, “Dragonaut”, foi escolhida para abrir a noite. Fantástico. Gostaria de ver mais artistas seguindo esse exemplo.

Os momentos tradicionais continuam presente. Rob Halford entra de moto no palco na hora de chamar o clássico “Hell Bent For Leather”. Grande parte dos hinos do conjunto continuam marcando presença. Não faltam no setlist “Painkiller”, “Metal Gods”, “Breaking The Law”, “Victim of Changes”... Halford continua com suas habituais trocas de roupa. Os músicos usam e abusam das twin guitars. Tudo conforme pede o figurino.

A apresentação foi gravada no Wacken Festival (Alemanha), diante de uma plateia de 85.000 headbangers. O público é bem receptivo, mas poderia ser um pouco mais barulhento. Há um momento curioso contudo, pouco antes de introduzir “You´ve Got Another Thing Comin´”, quando Rob Halford brinca de Freddie Mercury fazendo alguns vocalizes junto com a plateia. Nesse momento, podemos notar com clareza algumas bandeiras do Brasil entre os espectadores. Muito bacana!

A qualidade de gravação é fantástica. Tanto imagem, quanto som. O show é praticamente impecável, conforme esperado. Como se não bastasse, os músicos ainda nos brindam com três músicas de sua apresentação na Polônia, que não haviam sido incluídas na outra performance. Imperdível!

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Mortal

Faixas:
      01)   Intro
      02)   Dragonaut
      03)   Metal Gods
      04)   Devil´s Child
      05)   Victim of Changes
      06)   Halls of Valhalla
      07)   Turbo Lover
      08)   Redeemer of Souls
      09)   Beyond The Realms of Death
      10)   Jawbreaker
      11)   Breaking the Law
      12)   Hell Bent For Leather
      13)   The Hellion
      14)   Electric Eye
      15)   You´ve Got Another Thing Comin´
      16)   Painkiller
      17)   Living After Midnight
      18)   Screaming for Vengeance (Bonus)
      19)   The Rage (Bonus) 
      20)   Desert Plains (Bonus)