segunda-feira, 6 de junho de 2016

Bad Company – Live 1977 / 1979 (2016):



Por Davi Pascale

A espera acabou! Finalmente chegou às lojas um registro ao vivo do Bad Company, gravado durante seu período clássico. Essencial e histórico!

O cantor Paul Rodgers talvez seja mais conhecido pela nova geração por ter sido o rapaz que excursionou ao lado de um reformulado Queen. Mas, na verdade, ele é bem mais do que isso. Dono de uma voz única, o rapaz esteve à frente de duas bandas clássicas como personagem principal: o Free e o Bad Company. Na formação do Bad Company, estavam seu velho parceiro do Free, Simon Kirke na bateria. O guitarrista Mick Ralphs (Mot The Hoople) e o baixista Boz Burrell (King Crimson). Puta formação, certo? São exatamente esses caras que aparecem por aqui.

O Bad Company teve duas fases distintas. A fase de Brian Howe, foi bacana, fez bons discos, mas tinha uma pegada mais comercial. A fase do Paul Rodgers, uma sonoridade hard rock setentista com influências de blues, é a preferida da maior parte de seus fãs. Já existiam alguns discos ao vivo do grupo, mas sempre gravado nas famosas reuniões. Disco com gravação da época, mesmo, só foi lançado agora.

O álbum duplo traz duas apresentações gravadas em turnês distintas. A primeira performance é um registro em Houston, no ano de 1977. Registro da turnê Burnin´ Sky.  6 músicas desse LP dão as caras por aqui: “Too Bad”, “Heartbeat”, “Morning Sun”, “Man Needs Woman”, “Leaving You” e a faixa-título. É acrescentado no set clássicos como “Ready for Love”, “Simple Man”, “Good Lovin´Gone Bad” e “Feel Like Makin´ Love”.

Apresentações históricas chegam ao mercado pela primeira vez

Essas gravações já datam quase 40 anos. O que temos aqui é exatamente o show como ocorreu na época. Sem nenhum tipo de arremedo. Impressionante que é muito difícil pegarmos um errinho sequer na performance do grupo. O grande, destaque mesmo, fica por conta de Paul Rodgers. Canta com enorme emoção, com voz forte, difícil desprender a atenção dele.

O segundo CD traz uma performance de 1979, no inicinho da turnê de Desolation Angels. Bacana que as músicas quase não repetem. Somente “Shooting Star” e “Feel Like Makin´ Love” aparecem nos dois shows. O restante do repertório é totalmente diferente. Mais uma vez, exploram o disco que estavam divulgando na época. Das 14 músicas do repertório, 5 vieram do LP que estavam lançando. Os clássicos também mudam. Aparecem aqui, entre outras, “Bad Company”, “Rock Steady”, “Rock n Roll Fantasy”, “Can´t Get Enough”. Todas essas não haviam entrado no primeiro disco.

Os músicos tocam com alma. Mick Ralphs entrega alguns bonitos solos (vale destacar o de “Run With The Pack”). As músicas duram o que tem que durar. Nem curtas demais, nem longas demais. Os números solos foram deixados de lado. Aparece somente solo de bateria, mas em ambas as performances, é bem curto. Não chega à 3 minutos o mais longo.

Live 1977/1979 é simplesmente mágico. A qualidade de áudio é muito boa, o grupo estava em uma fase excelente, os setlists são fantásticos. Os dois shows são espetaculares, mas se tivesse que ficar com um, escolheria o de 79. Achei o repertório um pouco mais forte. Para quem curte classic rock, diria que é um ítem essencial na coleção. Pena que, por enquanto, o disco não foi lançado no Brasil. Só chegou por aqui a versão importada. Mas vale o investimento. Corra atrás...

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Histórico

Faixas:

CD 01:
      01)   Burnin´ Sky
      02)   Too Bad
      03)   Ready for Love
      04)   Heartbeat
      05)   Morning Sun
      06)   Man Needs Woman
      07)   Leaving You
      08)   Shooting Star
      09)   Simple Man
      10)   Movin´ On
      11)   Like Water
      12)   Drum Solo
      13)   Live For The Music
      14)   Good Lovin´ Gone Bad
      15)   Feel Like Makin´ Love

CD 02:
      01)   Bad Company
      02)   Gone, Gone, Gone
      03)   Shooting Star
      04)   Rhythm Machine
      05)   Oh, Atlanta
      06)   She Brings Me Love
      07)   Run With The Pack
      08)   Evil Wind
      09)   Drum Solo
      10)   Honey Child
      11)   Rock Steady
      12)   Rock n Roll Fantasy
      13)   Hey Joe
      14)   Feel Like Makin´ Love 
      15)   Can´t Get Enough