terça-feira, 14 de junho de 2016

George Martin – Produced By George Martin:





Por Davi Pascale

Recentemente, chegou ao mercado brasileiro um documentário sobre o lendário produtor George Martin, mais conhecido por seu trabalho ao lado dos Beatles. Filme narra sua história, traz curiosidades de bastidores e deve ser conferido por aqueles que têm interesse não apenas no artista, mas no funcionamento da indústria musical.

Consegui essa edição em blu-ray recentemente. Curiosamente, a edição é brasileira, lançada pela ST2, mas não possui legendas em português. Somente inglês, espanhol e francês. Portanto, se você não tem um bom domínio da língua inglesa ou do espanhol, desencana.

Produced by George Martin é um documentário que foi exibido, pela primeira vez, pela rede BBC em 2012. Ano em que marcava 50 anos desde que o produtor havia assinado com os Beatles. Como era de se esperar, Paul McCartney e Ringo Starr dão o ar da graça. Portanto, os colecionadores da banda não terão como escapar de adquirir esse disco.

O documentário é extremamente simples. Foi criado através de poucas entrevistas, não tem narração, poucas imagens intercaladas. Contudo, o conteúdo é ótimo. As conversas rendem comentários bem interessantes e explicam muito bem a sua trajetória.

Conhecido como quinto beatle, o produtor tinha uma formação mais clássica, havia estudado composição. Muitas das ideias de orquestrações, nas canções dos rapazes de Liverpool, vieram de sua cabeça. Muitas vezes, tinha que convencer os próprios músicos que achavam que aquilo não era exatamente algo relacionado ao rock. Rick Rubin, um dos mais cultuados produtores dos dias atuais, comenta que herdou de George Martin a ideia de experimentação, de sair do senso comum.

Produtor comenta sobre seu trabalho com os Beatles

Embora seja muito reconhecido por seu trabalho ao lado do fabfour, essa não foi sua única conquista. Foi ele quem fortaleceu o selo Parlophone. Antes de cair em suas mãos, o selo era minúsculo, de pouco interesse. Nunca tinha tido um artista de destaque. Famoso por criar discos de comédia - tendo trabalhado, inclusive, com o lendário Peter Sellers – o rapaz decidiu que fortaleceria o selo. E conseguiu. Começou a investir mais em artistas pop e conseguiu emplacar diversos deles nas paradas de sucesso: Cilla Black, Billy J. Kramer, Cliff Bennett...

A direção do pequeno selo da EMI foi entregue às suas mãos, jovem ainda. O papel de Martin não era apenas de produzir o artista, mas também de escolher quem gravaria ou não para o selo. A grande sacada, inegavelmente, foi o grupo de Paul, John, George e Ringo. Muitos dão risada pelo fato da Decca ter negado um contrato para os garotos alguns anos antes. Curiosamente, o produtor comenta que também não havia ficado impressionado com as gravações que havia escutado dos rapazes. Resolveu trabalhar com eles porque havia gostado dos garotos, do senso de humor deles.

Mesmo assim, reconhece o talento deles, colocando-os como um dos grandes compositores da história, e o amadurecimento que adquiriram durante os anos. Comenta sobre todos os assuntos esperados: de criação das musicas, dos arranjos, da brincadeira de George Harrison no dia em que foram apresentados à ele, do disco Let It Be ter sido entregue à Phil Spector. Comenta dos demais discos que produziu, como conheceu sua esposa, como perdeu sua audição. Filme essencial para quem se interessa saber um pouco mais sobre a história do lendário produtor, mas também é recomendado para aqueles que gostam de saber um pouco mais sobre o que está por trás de um grande artista, uma grande canção.