quarta-feira, 15 de junho de 2016

Eric Burdon – Til Your Rivers Run Dry (2013):





Por Davi Pascale

Eric Burdon escancara influência do blues em seu novo trabalho. Com bom trabalho vocal, apresenta seu primeiro trabalho de inéditas desde 2004 e deve agradar seus velhos fãs.

Ele está em um estágio da vida onde não está mais preocupado com a criação de hits, venda de álbuns, nem nada do gênero. Já tendo passado da marca dos 70 anos de idade e 50 de carreira, a voz do Animals só quer se manter ativo e fiel ao que sempre fez. E ele conseguiu. Til Your Rivers Run Dry soa vintage e atual, ao mesmo tempo.

Certamente, ele não tem mais o mesmo alcance que tinha quando fez parte da British Invasion empunhando canções com “We´ve Got Get Out Of This Place”, “It´s My Life” ou “The House of The Rising Sun”. Canções, hoje consideradas clássicos do rock. E também apresenta uma rouquidão que não tinha na sua juventude. Mas que músico de 70 anos que ainda apresenta o mesmo gás que tinha aos 20? E, sendo honesto, o cara ainda está cantando bem. Pelo menos, no disco...

Seu último álbum de inéditas havia sido My Secret Life (2004), onde o cantor Marcelo Nova (Camisa de Vênus) viu seu nome registrado em 4 músicas do álbum. Vergonhosamente, o disco passou despercebido pelo publico brasileiro e até hoje é um item difícil de encontrarmos por aqui. Depois disso, lançou Soul of a Man, um trabalho com uma pegada blues/R&B, dedicado à Ray Charles e John Lee Hooker. As influências permanecem no novo registro.

Eric Burdon volta a compor

Til Your Rivers Run Dry é um trabalho de inéditas, mesmo assim homenageia mais um de seus grandes ídolos. “Bo Diddley Special” é, conforme o nome entrega, uma homenagem ao guitarrista dos anos 50. Traz ainda um clássico do rapaz no final do álbum. O blues “Before You Accuse Me”, regravado por centenas de artistas mundo afora. 

“Wait” é uma homenagem à sua esposa. “27 Forever” é criada em cima da história dos grandes artistas morrerem aos 27. Eric diz que escreveu como um aviso, uma observação aos jovens músicos que estão chegando nessa idade. Que ele ainda não conseguiu compreender se é algo astrológico ou se é uma causa de começaram a sentir o peso da idade. “Water” fala sobre a falta de água no planeta. Sobre alguns desperdiçarem, enquanto outros não têm sequer uma gota. "Devil & Jesus" fala sobre termos um lado bom e um lado ruim dentro de nós.

Musicalmente, traz um rock n roll sessentista mergulhado no soul, no gospel e, principalmente, no blues. A única música que foge a premissa é a balada “Wait” que conta com uma pegada meio latina por trás. Ótimo cantor, bom álbum. Faixas de destaque: “Water”, “Old Habits Die Hard”, “Bo Diddley Song”, “In The Ground” e “Memorial Day”.

Nota: 7,0 / 10,0
Status: Honesto

Faixas:
      01)   Water
      02)   Memorial Day 
      03)   Devil and Jesus
      04)   Wait
      05)   Old Habits Die Hard
      06)   Bo Diddley Special
      07)   In The Ground
      08)   27 Forever
      09)   River is Rising
      10)   Medicine Man
      11)   Invitation to The White House  
      12)   Before You Accuse Me