domingo, 19 de junho de 2016

Red Hot Chili Peppers – The Getaway (2016):



Por Davi Pascale

Red Hot Chili Peppers acaba de lançar seu décimo-primeiro álbum. Grupo mantém sua sonoridade já característica trazendo elementos do funk para dentro do poprock. Quem gosta da fase mais radiofônica do grupo, irá adorar o novo álbum.

Estamos entrando em uma terceira geração de fãs. Existem aqueles que são fieis ao grupo e seguem os músicos à cada álbum que lançam tentando entender sua proposta, existem aqueles que acham que a banda morreu em Californication e, agora, existem aqueles que acham que o grupo acabou com a saída de John Frusciante.

A banda também já está em sua terceira fase. A primeira se refere aos 3 primeiros álbuns, onde faziam um funkrock contagiante. A segunda, que vai de Mother´s Milk à One Hot Minute - é a fase mais roqueira. Ainda é a que mais gosto. A terceira começa em Californication. É quando os músicos decidem deixar sua sonoridade mais light e abraçar o universo das rádios sem medo de ser feliz.

Embora sofram muitas críticas dos fãs antigos, gosto da fase mais comercial do grupo. Anthony Kiedis amadureceu enquanto cantor, começou a criar linhas vocais mais melódicas. Os músicos, ainda que tenham simplificado seu som (utilizando menos quebradas de tempo nos arranjos e menos improvisos nos shows), mantiveram a qualidade do trabalho. Escreveram um punhado de ótimas canções. Em The Getaway não é diferente.

O novo álbum não é pesado. Pelo contrário, tem uma pegada bem melancólica, bem light. Portanto, se você torcia para que eles retornassem ao som de “Fight Like a Brave”, pode esquecer. Em comparação ao anterior, (o bom) I´m With You, as guitarras estão mais evidentes, ainda que contenham poucos solos no disco. A cozinha de Flea e Chad Smith continua sendo a cereja do bolo no som do Chili Peppers. O disco continua com arranjos bem variados e repletos de faixas bem bacanas de se ouvir.

Red Hot Chili Peppers mantém veia comercial em novo trabalho

Se você deixou de acompanhar a banda na década de 90 e quer dar uma nova chance, sugiro começar pelas faixas “We Turn Red” e “Detroit”. As que mais se aproximam do velho Peppers. Contando com guitarra funkeada. A linha vocal de “We Turn Red” volta a brincar com o rap. Algo comum nos primeiros trabalhos. Em “Detroit”, o trabalho vocal me remeteu aos tempos de One Hot Minute.

Outro momento de destaque é a ótima “Go Robot”, destacando a linha de baixo de Flea e um arranjo com uma levada 80´s. Os efeitos de teclado por trás e a sonoridade de bateria nos remete bastante ao pop dessa época. Tem um 'q' de Prince. “Dreams of a Samurai” e “The Hunter”, as duas últimas do CD, também saem do território comum trazendo uma pegada mais psicodélica.

“Goodbye Angels” e “Sick Love” (essa, contando com a luxuosa participação de Elton John nos teclados/sintetizadores) aposto pra se tornarem novos hits em um futuro próximo. Ambas, contam com um refrão forte. “This Ticonderoga” é a que mais foge da proposta do CD e é a mais roqueira, trazendo guitarras distorcidas altamente influenciadas por Queens Of The Stone Age. Ficou interessante.

De resto, o que temos é o red hot apostando em uma sonoridade pop-rock mais light naquela velha linguagem que estamos acostumados. Ok, uma mixagem mais moderna (influencia do produtor Danger Mouse), mas em termos de construção não muda muito com o que fizeram nos trabalhos mais recentes. Mesmo estilo de linha vocal, guitarras limpas com dedilhados, bateria com marcação simples e eficiente. “Dark Necessities” e “Feasting On The Flowers” servem como exemplo da modernização do som.

Em resumo. As faixas são excelentes. O disco é muito bem gravado e muito bem tocado. Entretanto, ainda é um trabalho bem comercial. Se você gosta do red hot apenas em sua primeira fase, o trabalho não irá ter agradar. Se você curte discos como Californication e By The Way, irá delirar. Eu gosto do trabalho deles meio que geral e gostei bastante, mas vai por sua conta e risco.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Consistente

Faixas:
      01)   The Getaway
      02)   Dark Necessities
      03)   We Turn Red
      04)   The Longest Wave
      05)   Goodbye Angels
      06)   Sick Love
      07)   Go Robot
      08)   Feasting On The Flowers
      09)   Detroit
      10)   This Ticonderoga
      11)   Encore
      12)   The Hunter  
      13)   Dreams Of a Samurai