segunda-feira, 4 de julho de 2016

Iggy Pop - Post Pop Depression (2016):



Por Davi Pascale

Colaboração com músicos mais jovens resgata a inquietude de Iggy Pop. Misturando elementos do passado com sonoridade do presente, cantor faz seu melhor trabalho em anos.

Lembra quando eu disse que não concordava com a máxima de que os músicos deveriam se aposentar depois de uma certa idade? Que muitos deles surpreendem vez ou outra com trabalhos inspirados? Pois bem, o mais novo nome à entrar nessa lista é o malucão Iggy Pop.

É verdade que a maioria de seus discos são bons, mas já fazia tempo que não vinha com um trabalho tão inspirado. A parceria com Josh Homme (Queens Of The Stone Age) trouxe um novo frescor ao seu trabalho, deixou ele um pouco mais contemporâneo. É bem capaz que muitos jovens comecem a ir atrás de sua obra assim que ouvirem esse disco. O que, honestamente, espero que aconteça.

Além de Josh, o álbum também conta com as mãos Dean Fertita (Queens Of The Stone Age) e Matt Helders (Arctic Monkeys). Por conta da sonoridade do Queens Of The Stone Age e do passado de Iggy, é bem capaz que muitos estejam esperando um álbum pesado. Já advirto, não é. Ele se aproxima mais de um álbum como The Idiot do que de Raw Power. Portanto, se você estava esperando um trabalho repleto de guitarras e com sonoridade crua, já pode ir tirando o cavalinho da chuva.

Iggy Pop lança um dos grandes álbuns de 2016

Post Pop Depression é um trabalho sombrio, inspirado, inteligente, mas com um pé no pop. O disco resgata a lógica do LP. São 9 músicas distribuídas em 42 minutos, onde a musica do meio (o que seria praticamente a primeira do lado B) quebra um pouco a lógica, como se indicasse um novo começo.  Algo que os músicos brincavam bastante antigamente.

A música em questão é “Vultures”, com violão predominando os arranjos, ele marca por uma dose maior de experimentalismo. Esse espírito de experimentação permanece na faixa seguinte “German Days”, mas o melhor momento do disco mesmo é a primeira metade.

“Break Into Your Heart” e “American Valhalla” estão entre minhas prediletas. O tecladinho de “Valhalla”, por alguma razão, me remeteu aos teclados de “China Girl”.  “Gardenia” traz um ‘q’ de David Bowie. Tanto na linha vocal, quanto na linha de baixo. Será intencional? Os músicos trabalharam juntos no passado. Há uma chance… Outro destaque é “Sunday” com um belo trabalho de guitarra de Josh Homme. Aliás, Josh é um dos grandes destaques deste CD.

Com 69 anos nas costas, Iggy Pop conseguiu demonstrar que é possível se reinventar sem perder sua identidade. Seu melhor trabalho desde American Casear (1993) e um dos melhores álbuns de 2016 até agora.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Excelente

Faixas:
      01)   Break Into Your Heart
      02)   Gardenia  
      03)   American Valhalla
      04)   In The Lobby
      05)   Sunday
      06)   Vulture
      07)   German Days
      08)   Chocolate Drops
      09)   Paraguay