domingo, 17 de julho de 2016

Heaven´s Basement – Unbreakable (2011):





Por Davi Pascale

Heaven´s Basement nasceu de uma banda que eu gostava muito. Uma banda de hard rock britânica chamada Roadstar. Quando lançaram seu debut, apostava neles e no The Answer como possíveis destaques no universo do hard rock. O The Answer foi pra frente, o Roadstar infelizmente, não. Das cinzas do Roadstar veio o Heaven´s Basement.

Unbreakable foi o segundo EP do grupo e o primeiro a apontar para uma nova sonoridade. O EP auto-intitulado de 2008 apontava para um hard rock mais clássico, mais calcado no blues. Nesse trabalho, começaram a apostar em uma sonoridade mais moderna, visando a entrada no mainstream. Misturavam em seu som influencias de grupos como Backyard Babies e Foo Fighters.

Outra mudança marcante foi o vocalista. Richie Hevanz, responsável pela gravação do (ótimo) primeiro álbum, tinha um alcance maior e escrevia umas linhas vocais mais 80´s. Os fãs da cena hair metal provavelmente curtirão muito o primeiro CD deles. Aaron Buchanan, responsável por esse segundo CD, já cantava com a voz mais rasgada, trazia umas linhas vocais mais modernas. Para a nossa alegria, a qualidade do disco foi mantida.

Embora contem com uma veia comercial, o grupo não perdeu o peso. Chris Rivers continuava sentando o braço na bateria. Outro grande destaque é o guitarrista Sid Glover. O garoto manda bem tanto na construção de riffs, quanto de solos. Justamete por se tratar de um EP, o trabalho não é longo. São apenas 30 minutos de som, mas 30 minutos bem empolgantes.

A que mais se aproxima do primeiro trabalho é a ótima “Paranoia”. Faixa onde mantêm um clima festivo e dona de um ótimo refrão. Outra que conta com um refrão marcante é a contagiante “The Long Goodbye”. A quase punk “Leeches” traz um trabalho de guitarra bem bacana de Sid Glover. Outro momento de destaque do garoto é o riff inicial de “Close Encounters”. As duas primeiras faixas são as mais modernas do disco. Entre as duas, “Guilt Trips And Sins” é a minha favorita trazendo aquela pegada hard+punk. Ok, a jogadas não é de hoje. O próprio Guns n´Roses já havia brincado com isso no histórico Appetite For Detruction, mas aqui contam com uma pegada mais moderna. Meia Backyard Babies, meia Babylon Bombs até.

A banda ainda segue na ativa, embora esteja um tempinho sem lançar nada. Seu último trabalho foi o álbum Filthy Empire, lançado em 2013. Quem não conhece, vale a pena correr atrás. Se tivessem um pouco mais de mídia, seriam muito mais forte do que são. Qualidade os caras têm de sobra. Para ouvir no talo!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Empolgante

Faixas:
      01)   Unbreakable
      02)   Guilt Trips And Sins
      03)   The Long Goodbye
      04)   Close Encounters
      05)   Paranoia
      06)   Let Me Out Of Here
      07)   Leeches