segunda-feira, 18 de julho de 2016

Fresno – Teatro Paulo Machado (17/07/2016):





Por Davi Pascale
Fotos: Davi Pascale

Ontem foi a vez de São Caetano conferir de perto a nova tour da Fresno. Com teatro cheio, músicos relembraram o álbum que os jogou para a cena mainstream em uma apresentação de aproximadamente 90 minutos.

Para seus fãs mais fervorosos, o evento começou mais cedo. Perto das 16h, os músicos abriram a porta do teatro para aqueles que haviam adquirido o ingresso Fresno Experience. Essas pessoas puderam conferir de perto uma parte da passagem de som, aproximadamente 40 minutos, e depois tiveram acesso aos músicos para fotos e autógrafos. O evento estava bem organizado e os rapazes foram bem simpáticos com o pessoal que foi mais cedo ao teatro para conhecê-los.

O show aberto ao público iniciou às 19h20 com a apresentação de uma banda local. Mais precisamente, da cidade de Santo André. Atendendo pelo nome de Ltda, os garotos fizeram uma apresentação redonda. Quando deram o start, a maior parte da galera ainda não havia chegado. Muitas pessoas deixaram para chegar mais próximo do horário da banda principal. O publico foi chegando aos poucos. Uma pena! Os garotos são bem competentes. O som estava bem equalizado, com os instrumentos bem definidos, e os cantores são bem afinados. Durante 40 minutos, misturaram canções autorais com alguns (poucos) covers. As musicas próprias traziam uma feliz mistura entre reggae, ska e rock. À grosso modo, diria que são um Paralamas mais moderno. Foi um show bacana de assistir.

LTDA em ação

Os gaúchos da Fresno subiram ao palco às 20h30. Os músicos estão na estrada comemorando 10 anos do álbum Ciano. O trabalho responsável por tirá-los do circuito alternativo e os levarem para a grande massa.  

A noite iniciou com “A Resposta” e já deu para sentir que teríamos uma noite bem especial. O publico cantava a letra junto com o grupo. Thiago Guerra sentava a mão na bateria sem dó. Lucas Silveira estava bem à vontade no palco e demonstrou ter evoluído bastante nos quesitos vocais. A faixa seguinte foi “Quebre as Correntes”, o maior hit do álbum em questão. Nessa, todos se levantaram dos assentos e tomaram o teatro. A partir daí, ninguém mais ficou sentado.

Seus seguidores são bem fiéis ao grupo. Conhecem todas as letras, muitos vão à várias apresentações. Os músicos parecem ter noção do impacto que têm entre a juventude. Durante o show, passam várias mensagens positivas para o publico.

Imagem da passagem de som

O set seguiu a ordem original do CD. Algumas músicas foram estendidas com trechos para o público cantar, o que colaborou para que o show não ficasse muito curto. Quem assistiu ao DVD em comemoração aos 15 anos de banda, sabe mais ou menos como funciona. Canções como “Cada Poça Dessa Rua Tem Um Pouco de Minhas Lágrimas”, “O Peso do Mundo” e “Alguém Que Te Faz Sorrir” tiveram boa resposta do público.

Antes de “Soneto Para Petr Cech”, Lucas comentou que havia escrito a canção em homenagem à sua mãe. “Mas ela não veio hoje. Ficou na casa dela assistindo o Fantástico”, brincou arrancando algumas risadas da plateia. A primeira parte do show terminou com o cantor sozinho no palco interpretando “Infância”. A música que originalmente era predominada pelo teclado, acabou se transformando numa versão guitarra/voz e ficou bem interessante.

Logo ao final da musica, os demais músicos retornaram ao palco e emendaram o que teoricamente seria o bis. As responsáveis por fechar a noite foram as 3 músicas que apareciam no CD original como bônus: “Teu Semblante”, “Stonehenge” e “Sono Profundo”.

O Fresno é uma banda que ainda se depara com muitos detratores. Não sei qual a relação que você leitor tem com o trabalho dos músicos, mas para quem é fã da banda, vale a pena conferir o show dos caras.  A banda está muito bem entrosada. Quem curte, pode ir sem medo. Irá se divertir!