terça-feira, 26 de julho de 2016

Deep Purple – Black Night / Speed King (2015):



Por Davi Pascale

Comprei esse compactinho recentemente durante minhas reviradas nas lojas virtuais. Quase sempre que entro em algum site para comprar um disco, dou uma passada nas paginas de lançamentos, ofertas e coisas do tipo. Mania que adquiri por ser meio que macaco velho nessa história de colecionar disco. Sempre que entro em loja de disco, reviro a prateleira inteira tentando encontrar alguns tesouros perdidos ou algum lançamento que não está na parede de lançamento por não se tratar de um artista tão popular.

Sempre fui muito fã do Deep Purple e sempre acompanhei de perto a carreira de muitos músicos que por lá passaram, caso de David Coverdale, Glenn Hughes, entre outros. Portanto, não poderia deixar de adquirir um produto exclusivo da Record Store Day, certo?

A produção do disco é muito bacana. O disquinho traz a arte do LP In Rock. O vinil, gravado em 45RPM, é azul. Produto realmente lindíssimo. A qualidade de som é realmente espetacular. Só tem um porém, as duas gravações são conhecidas de seus fãs.

Algo muito bacana nesses itens de coleção da Record Store Day é que muitas vezes o material prensado ali é exclusivo. Os fãs ficam descabelados quando descobrem que seu artista preferido resolveu lançar algum álbum em parceria. No dia seguinte, estão de olho no Ebay para ver se pintou por lá.

Muitas vezes, não é inédito, mas é algo raro. A do Deep Purple obedece, mais ou menos, essa lógica. Já vi alguns sites apontando que o remix de “Black Night” nunca havia sido lançado. Ledo engano. Nunca havia sido lançado em vinil. Quem coleciona CD´s, já conhece as duas músicas apresentadas aqui. Ambas, fizeram parte da 25th Anniversary Edtion do CD In Rock. Por que digo mais ou menos? Porque, embora só estejam nessa edição, essa edição não é algo tão difícil de ser encontrado.

E o que são as músicas, afinal? No lado A, temos “Black Night (Unedited Roger Glover Mix)”. Sei que a palavra mix causa pesadelos em muitos ouvintes, mas esse take é bem interessante. Ao invés da música acabar no solo de Ritchie Blackmore, ela segue. Ou seja, é o take sem cortes. E como foi remasterizado para a prensagem em CD, a qualidade de áudio é absurda com teclado e baixo em maior evidência, mixagem em estéreo e sonoridade com um pouco mais de peso (por conta da nova mixagem).

No lado B, temos “Speed King (Piano Version)”. A faixa se difere por ser um pouco mais curta, começando direto na parte cantada, sem a parte do improviso, e por ter um som de piano no lugar do som  do famoso Hammond de Jon Lord, dando um ar mais rock n roll à canção.

Resumindo. A banda é clássica. O disco é clássico. As faixas são clássicas. As versões são matadoras.  Mas esse é um produto que só é destinado aos colecionadores de Deep Purple. Caso contrário, vale a pena você correr atrás do CD comemorativo que têm essas 2 músicas entre outras belezuras.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Material excelente, porém já conhecido

Faixas:
      01)   Black Night (Unedited Roger Glover Mix)
      02)   Speed King (Piano Version)