terça-feira, 2 de agosto de 2016

Gov´t Mule – Stoned Side Of The Mule Vol. 1 (2014):





Por Davi Pascale

Banda lança álbum tributo aos Stones como produto exclusivo da Record Store Day. Material traz ótima apresentação e foi prensado apenas em vinil.

Lembra quando resenhei alguns dias atrás um compacto do Deep Purple, onde comentei de produtos exclusivos ligados à Record Store Day? Onde havia dito que alguns produtos eram tão legais que fazia os fãs saírem à tapas para conseguirem um exemplar? Pois bem... Trago hoje um ótimo exemplo.

Em 2008, a rapaziada do Gov´t Mule fez uma apresentação de Halloween revivendo canções de um de seus grandes heróis: a banda britânica Rolling Stones. Esse registro foi dividido em dois volumes. Hoje, irei comentar o primeiro deles.

Capitaneada pelo guitarrista/vocalista Warren Haynes (Allman Brothers), o grupo é famoso pela sua enorme influencia de blues, por sua técnica apurada e pelos longos improvisos em seus shows. Com uma fama dessas, obviamente, um show em homenagem aos Stones não é a primeira situação que vem à mente. Primeiro, porque o som dos Stones é marcado por uma dose de sujeira e depois pela simplicidade. Embora sejam ótimos músicos, o grupo de Mick Jagger não é famoso por explorar sua técnica. Mesmo assim, o projeto funciona muito bem.

Os músicos foram espertos em focar o setlist nos anos 70. Acredito que seja a fase que mais tem a ver com eles mesmo. Outro lado bacana é, que apesar de imprimirem sua marca, eles não descaracterizaram as canções. Pelo contrário, estão bem próximas às originais. Sim, os improvisos aparecem extremamente moderados.

Rolling Stones é uma banda cheia de personalidade. Possuem bastante elementos característicos. A batida de Charlie Watts, o estilo vocal de Mick Jagger e a palhetada de Keith Richards são inimitáveis. Como a galera do Gov´t Mule é tudo musico tarimbado e de primeira, o lado instrumental driblam que é uma beleza. O problema é o vocal de algumas faixas.

Calma, gosto muito do Warren Haynes cantando. O rapaz tem uma senhora voz. O problema é que sou muito familiarizado com o repertório da trupe de Jagger/Richards e algumas músicas escolhidas – como “Under My Thumb” e “Shattered” – acho as linhas vocais muito características. Embora estejam bem cantadas, não consigo me desprender do original.

A apresentação, contudo, é excelente. Muito bem tocada. Muito bem gravada. Provavelmente, sem overdubs. Outra atitude bem interessante foi reviverem clássicos menores. Não ficaram presos aos grandes hits. E foram justamente nessas, onde mais me chamaram a atenção. “Monkey Man” (Let It Bleed) e “Ventilator Blues” (Exile On Main Street) são os grandes destaques desse disco, para mim.

Para deixarem o som mais encorpado, foram adicionados os músicos Steve Elson (saxofone) e Danny Louis (teclados), além de contar com a participação especial de Jackie Greene (Black Crowes) na segunda guitarra. A sacada da capa, com uma clara referência no clássico Get Yer Ya Ya´s Out, também foi genial. Trabalho extremamente divertido que merece ser ouvido no último volume.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Fun side of the mule

Faixas:
      01)   Under My Thumb
      02)   Monkey Man
      03)   Doo Doo Doo Doo Doo (Heartbreaker)
      04)   Paint it Black
      05)   Angie
      06)   Ventilator Blues
      07)   Shattered