terça-feira, 9 de agosto de 2016

Ann Wilson – Thing #2 (2016):



Por Davi Pascale

Vocalista do Heart lança segundo volume de seu projeto de blues. Assim como o álbum do ano passado, novo trabalho é um EP de apenas 4 musicas, onde mistura inéditas com canções autorais. Vale conferir...

É comum vocalistas que trabalham com notas altas perderem o alcance durante os anos, enfrentarem problemas nas cordas vocais e tudo mais. O uso excessivo e abusivo faz com que nossos heróis peçam penico em algum momento. Esse dia ainda não chegou para Ann Wilson. Pelo contrário, o trabalho vocal dela está inacreditavelmente forte ainda. E isso já se nota na primeira faixa do álbum, “Manic Depression” (Jimi Hendrix).

No primeiro volume, a cantora focou mais em versões. Apresentava apenas uma autoral. E também havia realizado o trabalho todo em estúdio. Aqui, a história é outra. São 2 covers e 2 próprias. Meio a meio. As autorais foram registradas em estúdio, enquanto os covers foram gravados em apresentações ao vivo. Sim, ela faz alguns shows solo, embora o Heart ainda continue na ativa.

Na faixa de Jimi, o arranjou não sofreu muitas modificações. Pelo contrário, está bem fiel. E nela já percebemos que a mulher continua arregaçando nos vocais. E olha que ela já passou dos 60. Para ser mais exato, está com 66 anos. A balada de Peter Gabriel foi adaptada. Ou seja, a pegada se manteve, a linha vocal se manteve, a linha de baixo se manteve, mas foi adicionada uma guitarra à canção que originalmente era predominada pelo teclado.

No Heart, ela já fez de tudo um pouco. Já gravou LP´s comerciais com aquela linguagem bem oitentista, já gravou hard rock 70´s, já gravou som pesado, baladas, explorou os violões folk. Aqui, é um trabalho mais voltado para a linguagem do blues e para uma linguagem mais calma. O cover de Hendrix é a única com aquela pegada mais blues-rock.

As faixas inéditas são boas, mas a que mais me empolgou foi “Anguish”. Depois cover de Hendrix, é o melhor momento do disco. Com violões repleto de slides e uma mixagem mais moderna, a faixa se destaca no EP.

Por contas das vendas de discos ainda estarem longe do satisfatório, alguns artistas têm optado por lançar as musicas aos poucos, irem lançando compactos, EP´s. Essa, infelizmente, parece ser a realidade de Ann. Digo infelizmente porque eu, particularmente, prefiro o formato antigo.

Quanto ao álbum em questão, achei um bom disco, mas honestamente, gostei mais de #1, os arranjos no anterior estavam mais ousados, mais criativos, mesmo assim vale a pena ser conferido pelos fãs da cantora. Se você é um deles, aproveite que o trabalho está nos spotify´s da vida e dê uma checada. E, ah sim, não esqueça de reparar na interpretação vocal da mulher.

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Bom

Faixas:
      01)   Manic Depression
      02)   Fighten Fer Life
      03)   Don´t Give Up
      04)   Anguish