terça-feira, 16 de agosto de 2016

Motorhead – Clean Your Clock (2016):





Por Davi Pascale

Chega ao mercado mais um álbum ao vivo do Motorhead. Com registros de 2015, trabalho mostra força do legado construído e o esforço sobrenatural de Lemmy. Uma homenagem digna à uma das vozes mais emblemáticas da música pesada.

Poucas bandas se mantiveram tão fiéis aos seus princípios quanto o Motorhead. Durante os mais de 40 anos que tiveram na estrada, os músicos nunca se renderam à tendências. Sempre mantiveram seu som, sua postura. Mesmo nos períodos de dificuldades. Como é comum em uma banda com tantos anos, sua discografia possui álbuns mais inspirados e menos inspirados. Mas, no palco, nunca ficaram a dever.

Clean Your Clock traz os melhores momentos das apresentações ocorridas em Munich (Alemanha) nos dias 20 e 21 de Novembro de 2015. São conhecidos por serem os últimos registros profissionais do trio em cima de um palco. A gravação é como Lemmy gostaria, extremamente honesta. Sem truques para disfarçar os deslizes. Com uma audição mais atenta pegamos alguns erros de execução, mas nada que comprometa a performance, muito menos sua importância dentro do cenário.

O mesmo vale para a interpretação do saudoso Lemmy Kilmister. Seus colegas Mikkey Dee e Phil Campbell soam imbatíveis, transpiram energia em uma performance avassaladora. Lemmy, entretanto, já demonstrava fragilidade. Sua voz já havia sofrido um grande baque. Algo perceptível tanto nas falas quanto no canto. Seu baixo também já não tinha o destaque de outrora. Infelizmente, já era nítido que nosso herói estava enfraquecendo. Estava sendo cobrado pelos seus anos de excessos.

Algo que não enfraqueceu no decorrer dos anos é o repertório. Pelo contrario, parecia cada vez mais forte. De seu último álbum, (o ótimo) Bad Magic, apenas “When The Sky Comes Looking For You” marca presença.  “Lost Woman Blues” de Aftershock também aparece por aqui, mas é realmente nos seus grandes clássicos que o bicho pega.

Mesmo com seu líder estando um tanto debilitado, o público respondia bem à petardos como “Bomber”, “Stay Clean”, “Overkill”, “Ace of Spades”, “Orgasmatron” e “Doctor Rock”. Embora Phil tenha realizado um número solo extremamente curto, ele é um dos grandes destaques do show executando as músicas com perfeição e com seu timbre característico.

Houve tempo ainda para clássicos menores como “Rock It” (Another Perfect Day) e “Over The Top” (Bomber). Entretanto, entre essas não tão manjadas a que me chamou realmente a atenção foi a inclusão de “Whorehouse Blues” (Inferno), interpretada apenas com violão, voz e gaita. Algo que não é exatamente aquilo que esperávamos quando o trio subia no palco. Mas sempre gostei dessas 'excentricidades'.

Certamente, Clean Your Clock não é o melhor registro ao vivo do Motorhead. Ainda mais para uma banda que tem um disco do nível de No Sleep ´til Hammersmith. Entretanto, serve como uma homenagem digna e também para matarmos as saudades. Play it loud, “if it´s too loud, you´re too old”! 

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Homenagem digna

Faixas:
      01)   Bomber
      02)   Stay Clean
      03)   Metropolis
      04)   When The Sky Comes Looking For You
      05)   Over The Top
      06)   Guitar Solo 
      07)   The Chase Is Better Than The Catch
      08)   Lost Woman Blues
      09)   Rock It
      10)   Orgasmatron
      11)   Doctor Rock
      12)   Just ´Cos You Got The Power
      13)   No Class
      14)   Ace of Spades
      15)   Whorehouse Blues
      16)   Overkill