quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Pitty – Turnê Sete Vidas Ao Vivo (2016):



Por Davi Pascale

Pitty lança novo DVD ao vivo. Registro traz a artista em melhor momento de sua carreira. Ítem indispensável na coleção de quem curte rock nacional.

Rock mainstream, no Brasil, sempre foi visto com maus olhos. Sempre tem aquela turminha que gosta de dizer que aquilo não presta, que não é rock, que é um vendido. Só porque o artista entrou nas ondas das FM´s. Pitty veio do underground, entrou no mainstream e conseguiu se firmar. Até hoje ostenta uma grande e fiel legião de fãs. Tarefa que não é lá muito fácil.

Desde que lançou seu debut, Admirável Chip Novo (2003), a roqueira já passou por poucas e boas. Já teve disco bem recebido, disco não tão bem recebido, integrante que sai, integrante que entra, ex-integrante abrindo processo, ex-integrante que vai para outra esfera. Sem contar nas inúmeras críticas recebidas pela imprensa especializada. Foi somente em Sete Vidas (2014) que os críticos se renderam aos seus encantos. Não é seu melhor álbum, mas provavelmente notaram que não dava mais para ignorá-la.

Questão de melhor disco sempre é discutível. Porque entra a questão de gosto, de impacto, etc. Nos palcos, contudo, é inquestionável que atravessa seu melhor momento. O show nunca esteve tão produzido, a banda nunca esteve tão entrosada e ela nunca esteve tão segura em seus vocais.

Houve algumas mudanças no lineup. Além de Guilherme assumindo o lugar do Joe, temos a participação de Paulo Kishimoto fazendo todo o complemento dos arranjos. O garoto ataca no lap steel, nos teclados e na percussão dando mais vida aos arranjos e deixando-os mais próximos às versões de estúdio. Guilherme também é melhor músico que Joe. Mais seguro e com mais pegada.

O show dela continua como sempre foi. Musica atrás de música, poucas falas. Ao contrário de A Trupe Delirante No Circo Voador, onde focava no Chiaroscuro e nas canções que haviam ficado de fora de (Des)Concerto, traz aqui um set misturando canções de Sete Vidas com os clássicos de sua carreira.

Seu disco mais recente foi bastante lembrado. Teve 8 faixas executadas aqui. Pitty tem o publico na palma da sua mão. A garotada conhece todas as letras. Nas mudanças de arranjo, vale citar o hit “Memórias” com a citação de “Ando Meio Desligado” (Mutantes) e a versão de “Só Agora”. Apenas com a cantora na guitarra e voz.

O show está mais bem produzido. Com várias projeções nos telões, iluminação caprichada. O publico continua respondendo bem à canções como “Admirável Chip Novo”, “Me Adora”, “Equalize” e “Máscara”. Do álbum mais recente, gostei de “Deixa Ela Entrar”, “A Massa”, “Boca Aberta”. A ideia de fechar o show com “Serpente” também foi um acerto. Casou bem com o espetáculo e tira um pouco da previsibilidade dos roteiros.

Fora a apresentação, temos um documentário intitulado Dê Um Rolê. Durante 55 minutos, temos imagens de bastidores, apresentações em outras cidades, aeroportos, entrevistas e tudo mais. Bem bacana. Turnê Sete Vidas Ao Vivo está super bem produzido e merece ser conferido entre a moçada que gosta de rock brasileiro. Gosta da Pitty? Pode comprar! Nunca gostou? Tente dar mais uma chance à garota. Bela fita!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Profissional

Faixas:
      01)   Setevidas
      02)   Anacrônico
      03)   Admirável Chip Novo
      04)   Semana Que Vem
      05)   Deixa Ela Entrar
      06)   Teto de Vidro
      07)   Memórias
      08)   Um Leão
      09)   Pulsos
      10)   A Massa
      11)   Só Agora
      12)   Olho Calmo
      13)   Boca Aberta  
      14)   Pequena Morte
      15)   Me Adora
      16)   Equalize
      17)   Na Sua Estante
      18)   Máscara / Bom Senso
      19)   Serpente

      Extras: Documentário Dê Um Rolê