domingo, 21 de agosto de 2016

Metrô – Olhar: Edição Comemorativa 30 Anos (2016):



Por Davi Pascale

Enquanto o disco de inéditas não vem, o Metrô relança seu álbum mais famoso repleto de bônus. Montado com gravações da época e ótimo trabalho gráfico, material emociona quem viveu o sucesso do grupo e se torna item definitivo na coleção de seus admiradores.

Nos anos 80, tivemos vários grupos de rock dominando as paradas brasileiras. Alguns sobreviveram, conseguiram atravessar gerações e se mantiveram no mercado. Caso do Capital Inicial, do Paralamas do Sucesso, do Lulu Santos... Outros, tiveram um grande destaque na época, mas não tiveram a mesma sorte. Seja porque brigaram e separaram, porque não conseguiram continuar criando hits ou qualquer outro motivo. Uma dessas bandas que é lembrada com carinho entre as pessoas da época, mas que a garotada talvez não saiba muito sobre é o Metrô.

O grupo Metrô surgiu a partir de um outro grupo: o Gota Suspensa. Embora tenham registrado um (bom) LP com esse nome e tenham criado uma admiração no circuito underground da época, eles só caíram na boca do povo depois que alteraram seu nome e deixaram seu som mais comercial.

A referência principal aqui é a new wave. É possível pegarmos referências claras de artistas como Blondie, Roxy Music, B-52´s. O fato de ter uma cantora de frente e ter essa pegada em seu trabalho fez com que muitos começassem a compara-los com o Kid Abelha. Outra banda que estava em enorme destaque na ocasião. Mas o som deles era um pouco diferente, com mais ênfase nos teclados e nas batidas eletrônicas. Embora também apostassem em melodias fáceis e acento pop.

Em 1985, chegou ao mercado o LP Olhar. Com produção de Luiz Carlos Maluly (o mesmo que produziu o emblemático Revoluções Por Minuto do RPM), o disco se tornou um marco da época com faixas que se tornaram grandes hits nas rádios, entraram em trilha de filmes e foram executadas em novelas da Rede Globo. “Cenas Obscenas”, “Johnny Love”, “Sândalo de Dândi”, “Tudo Pode Mudar”, “Olhar” certamente estão no inconsciente de quem pertenceu àquela geração.

Além do famoso LP, foram adicionadas as músicas que saíram em compactos – caso dos hits “Ti Ti Ti” e “Beat Acelerado” – a versão de “Johnny Love” criada para o filme Rock Estrela – contando com a participação de Léo Jaime, um dos protagonistas do longa – remixes, demo e versões ao vivo da época. Os registros de shows são muito bacanas, pois mostram uma banda bem afiada, que tocava com garra, mas também mostra um pouco da inocência da época.

Nas demos, temos “Tudo Pode Mudar” em uma versão bem próxima à original (uma execução um pouco mais crua, mas o arranjo já bem próximo da versão final), “Sândalo de Dândi” ainda contando apenas com a voz guia e a inédita “Eu Digo Stop”. Música bem bacaninha por sinal.

Atualmente, os músicos estão fazendo shows Brasil afora com a mesma formação que gravou esse disco e prometem material inédito para breve. Enquanto não vem, vamos juntos relembrar esse ótimo período da música popular brasileira. Ítem essencial entre os admiradores da cena BRock.

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Histórico

Faixas:
CD 1:
      01)   Olhar
      02)   Cenas Obscenas
      03)   Johnny Love
      04)   Sândalo de Dândi
      05)   Melodix
      06)   Beat Acelerado II
      07)   Tudo Pode Mudar
      08)   Hawaii-Bombay
      09)   Solução
      10)   Stabilo
      11)   Que Loucura!
      12)   Ti Ti Ti
      13)   Beat Acelerado (Bônus)
      14)   Ti Ti Ti – Dance Mix (Bônus)
      15)   Johnny Love – Trilha Rock Estrela (Bônus)
      16)   Beat Acelerado – Remix Por DJ Zé Pedro (Bônus)

CD 2:
      01)   Tudo Pode Mudar – Ao Vivo Em Cruzeiro
      02)   Beat Acelerado – Ao Vivo Em Jaú
      03)   Sândalo de Dândi – Ao Vivo Em Jaú
      04)   Olhar – Ao Vivo Em Cornélio Procópio
      05)   Johnny Love – Ao Vivo Em Recife
      06)   Cenas Obscenas – Ao vivo Em Tupã
      07)   Stabilo – Ao Vivo Em Tupã
      08)   Melodix – Ao Vivo Em Recife
      09)   Tudo Pode Mudar – Demo 1984 (Bônus)
      10)   Sândalo de Dândi – Demo 1984 (Bônus)
      11)   Eu Digo Stop – Demo 1984 (Bônus)