segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Blues Pills – Lady In Gold (2016):





Por Davi Pascale

Blues Pills chega ao seu segundo disco. Trazendo maior influencia do soul, grupo recria sua sonoridade e entrega um dos grandes álbuns de 2016.

O grupo sueco foi abraçado tanto pelos fãs quanto pela crítica assim que se debut foi lançado. Mais precisamente em 2014. As comparações imediatas eram de Led Zeppelin e Janis Joplin. As influências setentistas continuam intactas, mas definitivamente não dá para chamar Lady In Gold de um álbum mais do mesmo.

Embora seja um grande fã de hard rock, em especial dos anos 70 e 80, achei esse novo trabalho bem superior ao debut. Mais consistente, com composições mais fortes. Do lineup, mudou apenas o baterista. Saiu Cory Berry e entrou Andre Kvarnström. Elin Larsson, contudo, continua sendo o grande destaque do conjunto com sua voz forte.

Assim que faixa-título foi divulgada, muitos começaram a declarar que a moça estava copiando o fenômeno Adele. Na verdade, não. A real é que a cantora britânica bebe na fonte da Aretha Franklin. Uma das artistas que a cantora do Blues Pills admira e certamente deve ter se inspirado na hora de trazer esse universo mais soul ao novo trabalho.

Lady In Gold está menos focado no hard rock, com uma pegada psicodélica em maior evidência, conforme demonstram faixas como “Burned Out” e “Elements and Things”. A influência do blues também continua marcando presença e se destaca com clareza no arranjo de “You Gotta Try”.

Escutar o novo álbum do Blues Pills é como entrar em uma maquina do tempo e voltar ao final dos anos 60. A sonoridade praticada pela banda é facilmente assimilável aos trabalhos dos grupos da cena de San Francisco como Jefferson Airplane, Blue Cheer e Big Brother And The Holding Company. Cheia de emoção, alternando momentos calmos, com momentos pesados e sem perder o lado experimental.

Outra mudança notável é a forte presença do coro gospel por trás das canções. Algo que ajuda a deixar as músicas ainda mais com esse ar retro. Os backings de “Little Boy Preacher”, por exemplo, ficaram simplesmente mortais.  Os grandes momentos ficam por conta de “Lady In Gold”, “Little Boy Preacher”, “Burned Out”, “Bad Talkers”, “You Gotta Try” e “Rejection”. Até agora um dos discos que mais me empolgaram esse ano. Pode ir sem medo!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Inspirado

Faixas:
      01)   Lady In Gold
      02)   Little Boy Preacher
      03)   Burned Out
      04)   I Felt a Change
      05)   Gone So Long
      06)   Bad Talkers
      07)   You Gotta Try
      08)   Won´t Go Back
      09)   Rejection
      10)   Elements And Things