segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Bruce Kulick – Audio Dog (2001):



Por Davi Pascale

Em 2001, Bruce Kulick lançou seu primeiro álbum solo. Material misturava temas instrumentais com faixas cantadas e certamente agradará aos fãs do rapaz.

Bruce Howard Kulick tem uma longa carreira e atingiu a fama ao se juntar ao Kiss em 1984, substituindo o guitarrista Mark St John, que havia ficado responsável pelas guitarras de Animalize. Seu primeiro trabalho com a banda foi o LP Asylum. Durante os onze anos em que esteve frente ao grupo, o rapaz se destacou por dar uma nova cara à banda. Possuía a técnica e destreza dos dois guitarristas anteriores, mas sabia trabalhar melhor com esse universo e era um musico mais completo. Depois de Ace Frehley, foi o melhor guitarrista que passou pelo Kiss.

Audio Dog é seu primeiro trabalho solo e o primeiro após o Union. O grupo havia sido criado após sua saída do quarteto norte-americano. Os músicos haviam decidido retornar às máscaras e à formação original. O musico resolveu encarar uma nova empreitada e criou uma banda ao lado de John Corabi, ex-vocalista do Motley Crue que vivia uma situação parecida.

Esse álbum de 2001 traz muitas similaridades ao trabalho da Union. Nas faixas cantadas, ele resgata aquela sonoridade mais suja, quase alternativa, que havia influenciado Carnival of Souls e havia dado a tônica para criação das canções de seu novo grupo. Já assisti uma entrevista do Paul Stanley, onde declarava que o direcionamento musical do álbum de 97 foi criado para agradar Kulick. Embora as decisões musicais sempre tenham ficado a cargo da dupla Stanley/Simmons, realmente faz sentido se analisarmos o que cada um deles fez após esse período.

“Change Is Coming”, “Need Me”, “I Can´t Take” e “Dogs of Morrison” seguem exatamente essa linha. Vale prestar atenção, inclusive, no solo de guitarra de “Need Me”, um dos melhores do disco. Outro ponto a ser notado é a evolução de Bruce enquanto cantor. Ok, o alcance dele não é alto, mas o trabalho vocal está muito mais agradável, consistente e seguro do que o trabalho realizado na faixa “I Walk Alone” (Carnival of Souls).

Bruce Kulick em uma de suas passagens no Brasil

“I Can´t Take” e “Need Me” acredito que seja as que tenham mais a ver com o Kiss. “Dogs of Morrison” não tem nenhuma relação com o vocalista do Doors, a letra se refere à Morrison Street, rua onde o musico morava na época, localizada na região de Sherman Oaks. A mais fraquinha do álbum acredito que seja a balada “I Don´t Mind”.

Muitos gostam de questionar a habilidade técnica dos músicos do Kiss. Bruce dá um tapa na cara dessas pessoas, principalmente nos temas instrumentais. “Pair of Dice”, “Monster Island”, “Liar” (faixa que já havia aparecido no álbum Return Of The Comet), “495” e “Skydome” trazem fortes influências de Steve Vai, Gary Moore, Jeff Beck e, mais claramente, Joe Satriani. Nada mal, né?

Kulick fez o álbum sem pressa. Gravou todo o material em um estúdio que tinha em sua casa, recorrendo muitas vezes à demos inacabadas de outros grupos onde tinha passado – como Kiss e Good Rats – para criar as faixas apresentadas aqui. Ótimo musico, o cara sabe dosar técnica e feeling como poucos.

Bruce Kulick ficou responsável pela gravação de todas as guitarras, baixo e parte vocal. Para bateria contou com a ajuda de seu velho companheiro de Union, Brent Fitz (sim, o músico da banda do Slash) e o monstro Kenny Aronoff (John Fogerty, Chickenfoot). Audio Dog demonstra um músico inspirado, criativo e apresenta composições bem interessantes e consistentes. Confira!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Inspirado

Faixas:
      01)   Pair Of Dice
      02)   Strange To Me
      03)   Change Is Coming
      04)   Need Me
      05)   I Don´t Mind
      06)   Monster Island
      07)   Please Don´t Wait
      08)   Liar
      09)   I Can´t Take
      10)   Dogs of Morrison
      11)   Skydome 
      12)   495