quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Vintage Trouble – The Bomb Shelter Sessions (2011):



Por Davi Pascale

Misturando blues, rock e soul, grupo de Los Angeles se destaca como uma das melhores bandas da nova geração. Vale conferir...

Esse álbum não é exatamente novo. Já tem 5 anos que o disco chegou ao mercado, mas o trabalho ainda é inédito no Brasil e ainda é o meu favorito dos rapazes. Aqui, em nosso país, foi lançado somente seu mais recente álbum, o (bom) 1 Hopeful Rd, mas honestamente sempre achei esse trabalho mais impactante. Por isso, optei por abordar ele no post de hoje.

Esse é um dos melhores álbuns de estreia que ouvi nos últimos tempos. E o mais impressionante é que os caras fizeram esse registro em poucos dias e com pouquíssimo tempo de estrada. A banda iniciou as atividades em 2010, apenas um ano antes do lançamento do disco. E todo o registro aqui aconteceu em apenas 3 dias de estúdio.

Não demorou muito para que o lendário empresário Doc McGhee (Kiss, Scorpions) tomasse conhecimento dos rapazes e passasse a trabalhar para eles. Vivo como todo macaco velho, o produtor sacou que toda essa rapazeada que apostava em uma sonoridade mais vintage (Amy Winehouse, Duffy e afins), havia se destacado primeiro na Inglaterra e somente depois adentrado nos Estados Unidos. Por isso, mesmo a banda sendo de L.A., ficou decidido que o primeiro território que atacariam seria a Europa.

A estratégia deu certo. Não demorou muito e logo o grupo começou a dividir palco com grandes nomes como Queen+Adam Lambert, Bon Jovi, entre outros e, assim, começaram a aparecer com força para a mídia especializada e o grande público.

Doc McGhee ficou conhecido por seu trabalho com o grupos de hard rock, mas sua atuação não para por aí. Um dos artistas com quem chegou a trabalhar foi o lendário cantor James Brown. Não há dúvidas de que é o cara certo para guiar essa banda. A influência da voz de “I Feel Good” é latente na interpretação de Ty Taylor. Inclusive, em sua presença de palco. O rapaz corre de um lado para o outro, sai dançando, se joga no chão.

A influencia da soul music se faz presente em diversos momentos. Tanto no trabalho vocal de Taylor, quanto nos arranjos de algumas músicas, principalmente nas baladas como “Nobody Told Me” e “Gracefully”. A galera do Vintage Trouble também possui uma forte pegada de blues-rock em sua sonoridade. Algo nítido em faixas como “You Better Believe It”, “Total Strangers” e “Still And Always Will”.

A sacada deles é exatamente essa. Fazer um mix entre o bluesrock com a sonoridade motown. Uma sonoridade retro, ou vintage como diz o nome da banda, carregada de referências dos anos 60. Sonoridade bastante suingada, funkeada e inspiradíssima. Tendo à frente, excelentes músicos, um excelente vocalista e faixas fortes, os caras têm de tudo para construírem uma carreira brilhante. Vale se ligar.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Excelente

Faixas:
      01)   Blues Hand Me Down
      02)   Still And Always Will
      03)   Nancy Lee
      04)   Gracefully
      05)   You Better Believe It
      06)   Not Alright By Me
      07)    Nobody Told Me
      08)   Jezzebella
      09)   Total Strangers
  10)   Run Outta You