sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Lynyrd Skynyrd – Pronounced Leh-Nérd ´Skin-Nérd & Second Helping: Live From Jacksonville At The Florida Theatre (2015):



Por Davi Pascale

Lynyrd Skynyrd revive seus dois primeiros álbuns em sua terra natal. Material foi lançado em áudio e vídeo e é um item necessário na coleção de seus fãs.

Poucas bandas conseguiram se reformular com novos integrantes e conseguiram respeito de fãs e críticos. Normalmente, quando um cara importante sai fora ou morre, é comum que perca boa parte de seu publico. Bom, os ícones do southern rock conseguiram e os rapazes nos brindam, mais uma vez, com um ótimo álbum ao vivo. De volta na estrada desde 1991, os garotos vêm mantendo o legado vivo.

Da formação original, apenas o guitarrista Gary Rossington segue adiante. O baixista Ed King está aposentado e o resto da formação original, infelizmente, já faleceu. Os músicos que fazem parte dessa nova geração não fazem feio, não. Pelo contrário, o lineup é excelente. Sendo que meus preferidos sempre foram o guitarrista Ricky Medlock (vindo do não menos emblemático Blackfoot) e o vocalista Johnny Van Zant (irmão de Ronnie Van Zant, cantor original do grupo).

Os primeiros 5 álbuns da banda são clássicos, assim como o trabalho ao vivo One More From The Road. Portanto, o set que entregam aqui é de lacrimejar os olhos de qualquer fã que se preze. Os músicos interpretam nada mais, nada menos, do que seus dois primeiros álbuns na íntegra, na ordem original. Os dois que possuem seus maiores clássicos: “Freebird” e “Sweet Home Alabama”.

Algumas músicas apresentadas aqui são constantes nos shows dos rapazes. Além dos dois clássicos citados, músicas como “Simple Man”, “Gimme Three Steps” e “Needle And The Spoon” já haviam aparecido anteriormente em outros vídeos da banda. O interessante nesse tipo de espetáculo é realmente o resgate de canções mais obscuras. Dentre essas, as minhas preferidas aqui ficam por conta de “Things Goin´ On” com seu clima meio salloon e a stoneana “Don´t Ask Me No Questions”.

O material foi compilado em duas apresentações ocorridas em sua terra natal – Jacksonville, Florida – e traz exatamente aquilo que esperamos deles. Uma banda afiadíssima, Johnny cada vez mais seguro nos vocais, além da dupla de guitarristas mais endiabrada do que nunca. Performance bem animada e bem profissional.

Para quem não conhece muito sobre a banda, essa também pode ser uma porta da entrada interessante, já que temos mais alguns clássicos como “Tuesday´s Gone”, “Call Me The Breeze” e “Workin´ For MCA”. Entretanto, não deixem de dar uma escutada nos álbuns da época. Como disse, são clássicos. Se você já é um convertido e está mais do que familiarizado com a obra dos rapazes, pode ir sem medo. Extremamente bem gravado, músicos afiadíssimos e repertório de primeira. Não tem o que dar errado. Simples assim...

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Fantástico

Faixas:
      01)   I Ain´t The One
      02)   Tuesday´s Gone
      03)   Gimme Three Steps
      04)   Simple Man
      05)   Things Goin´ On
      06)   Mississippi Kid
      07)   Poison Whiskey
      08)   Freebird
      09)   Sweet Home Alabama
      10)   I Need You
      11)   Don´t Ask Me No Questions
      12)   Workin´ For MCA
      13)   The Ballad Of Curtis Low
      14)   Swamp Music
      15)   Needle And The Spoon
      16)   Call Me The Breeze