domingo, 16 de outubro de 2016

White Lion – Bang Your Head Festival 2005 (2008):



Por Davi Pascale

DVD apresentava Mike Tramp de volta ao hard rock. Com lineup reformulado e entrosado, músicos mostravam a força de seu repertório.

White Lion foi uma banda que teve um sucesso moderado nos anos 80. Aquela banda com poucas músicas nas FM´s, mas que todo mundo que é da cena conhece. Sem exceções. O período de maior popularidade deles foi na época do (ótimo) Pride. E, lamentavelmente, se separaram após lançar aquele que considero seu melhor álbum, Mane Attraction.

Após o término da banda, Mike Tramp formou um ótimo grupo de hard rock, que não foi para frente, que atendia o nome de Freak of Nature. E também se aventurou em uma boa carreia solo, apostando em um som mais ameno, com claras referências de Tom Petty. O baterista Greg D´Angelo chegou a participar do Pride & Glory (ao lado do Zakky Wylde) e acompanhou os músicos Ace Frehley (Kiss) e Stephen Pearcy (Ratt), James Lomenzo, também fez parte do Pride & Glory e acompanhou artistas do calibre de Dave Lee Roth, Ozzy Osbourne, Slash´s Snakepit, Megadeth e Black Label Society. E Vito Brata sumiu do mapa. Desiludido com a indústria do rock, abandonou a musica e foi cuidar de sua mãe.

Nessa reunião de 2005, apenas Mike Tramp vinha da formação clássica. “O importante não é quem está ali, mas sim as músicas. Tentei me afastar desse material durante um tempo, mas reparei quão forte são as composições e a força que ela tem entre meu publico. Até hoje aparece gente em meus shows solo com camiseta e capa de disco do White Lion”, declarava o musico em entrevista.

Honestamente, tenho um pé atrás com essas voltas que não são voltas. Se a banda ainda segue na ativa e vai mudando os integrantes, ok, porque você vai criando uma afinidade com aquela galera depois de um tempo, mas ficar parado 13 anos, anunciar volta da banda e só ver um integrante no palco, sempre me pareceu meio duvidoso. Pelo menos, dessa vez, o projeto era muito bem feito.

A apresentação é curta. Trata-se de uma performance no festival Bang Your Head de 2005, onde se apresentaram como atração surpresa. Em 1999, Mike Tramp lançou um álbum com o nome de Mike Tramp´s White Lion trazendo novas versões para os clássicos da banda. Aqui, já havia mudado todo mundo novamente. Trata-se do lineup de Return Of The Pride (2008). As músicas foram apresentadas em cima dos arranjos originais e não das regravações.

Mike Tramp nunca teve uma extensão vocal absurda, mas nunca comprometeu porque sempre escreveu linhas vocais dentro do seu limite. O músico tinha uma energia absurda, corria de um lado para o outro, arriscava alguns pulos. Dos músicos de apoio, o melhor era o baterista Troy Patrick Farrel. O cara desce a mão sem dó e tem uma pegada absurda.

A banda estava muito bem entrosada. O setlist é matador e traz alguns dos principais sucessos da banda como “Wait”, “Tell Me”, “Broken Heart” e “Hungry”. A baladinha “When The Children Cry”, presente entre 10 de 10 coletâneas de 80´s, ficou de fora. O único senão é que o guitarrista Jamie Law não chega nem perto do que era Vito Brata. Para quem não conhece a trajetória, Vito era o grande destaque do grupo e chegou a ser considerado um dos melhores guitarristas de heavy metal pelos críticos da época. Muitos o comparavam ao Eddie Van Halen por conta do uso de tapping, mas o rapaz tinha identidade. O cara destruía em cima dos palcos. Jamie apenas cumpre seu papel.

O show, apesar desse detalhe, é muito bom e deixa seus fãs com gosto de quero mais. Nos anos 80, dois shows deles foram gravados profissionalmente (Live At The Ritz e One Night In Tokyo).  Em 2005 foi colocado no mercado um DVD com o nome de Concert Anthology que trazia os melhores momentos de cada um desses shows. Permaneço na espera do lançamento desse material na integra. Sonhar não custa nada!

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Nostálgico

Faixas: 
     01)   Lights n Thunder
     02)   Hungry
     03)   Lonely Nights
     04)   Broken Heart
     05)   Fight To Survive
     06)   Little Fighter 
     07)   Living On The Edge
     08)   Tell Me
     09)   Wait
     10)   Radar Love