quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Kip Winger – Another Way:



Por Davi Pascale

Em 1997, Kip Winger lançava seu primeiro trabalho acústico. Álbum foi bem recebido entre seus admiradores e ganhou diferentes versões com pequenas mudanças. CD merece ser redescoberto.

Existe muita gente que gosta de tirar sarro dessa turma dos anos 80. As razões são duas: o visual exagerado e a questão de não se importarem em serem comerciais. Os refrãos eram chicletes, os álbuns tinham baladas, toda aquela velha história. Entretanto, muitos tinham uma qualidade alta em seu trabalho. O Winger era um desses casos.

Kip Winger era o baixista, cantor e um dos compositores da banda. O músico sempre se manteve na ativa. Seja ao lado do Winger (que voltou à estrada em 2006 e seguem na ativa), seja enquanto cantor solo. A primeira vez que esteve em nosso país, foi exatamente na época do lançamento desse álbum, para uma apresentação voz/violão.

Pessoalmente, essa foi uma fase difícil para o músico. Um ano antes, em 1996, sua esposa Beatrice morreu em um acidente de carro. Fato que deixou o músico extremamente abalado e desiludido. Esse projeto acústico é como se ele estivesse tentando compreender quem ele era. Resgatava músicas de seu primeiro álbum solo, o ótimo This Conversation Seems Like a Dream, ao mesmo tempo em que trazia versões repaginadas de seus tempos de MTV.

Se, por um lado, sua vida pessoal estava abalada. De outro, sua vida profissional estava em um ótimo período. Não exatamente em termos de popularidade. Seus trabalhos solo nunca tiveram a atenção que mereceriam. Mas, em termos artísticos. Seu debut trazia um músico inspirado e totalmente repaginado. Apostando em um pop meio Sting, digamos assim.

O álbum desplugado foi lançado com três capas, três nomes e algumas (poucas) mudanças de setlist. A versão europeia atendia pelo nome de Made By Hand e trazia um retrato do músico, a versão japonesa é a imagem que vocês conferem no início da matéria e traz de bônus, uma releitura de “Who´s The One”. Já a versão norte-americana, atende pelo nome de Down Incognito e conta com o repertório de Made By Hand, acrescido de “Rainbow In The Rose” e “Blind Revolution Mad”. Não existe nenhuma versão que contenha todas as faixas.

Os arranjos são simples, com poucos instrumentos, contam com uma pegada intimista, mas são muito bem construídos. São ricos em detalhes. Algumas apostam no formato violão/voz, caso de seu maior hit “Miles Away”. Mas a maioria traz algum complemento. Um segundo violão, um teclado, um baixo...

As linhas vocais foram mantidas. Entretanto, vários arranjos foram repaginados. Kip Winger ficou responsável pela gravação de quase todos os violões, todos os baixos e todos os vocais. A maioria dos convidados atacou na área da percussão. Uma participação nas seis cordas que vale ser mencionada é a do monstro Andy Timmons (Danger Danger) em “Daniel”. Simplesmente fantástico. O trabalho vocal de Kip Winger é absurdo. Canta com alma e possui uma voz forte a um alcance alto.

Para quem já conhece um pouco de sua obra, diria que a aquisição desse trabalho é essencial. Conseguimos enxergar sua música, através de uma outra ótica, ao mesmo tempo em que viajamos no tempo relembrando alguns de seus grandes sucessos. Para quem não está familiarizado, o álbum só serve para notar o quão talentoso é o rapaz e o quão injusto é o tratamento que merece de parte da crítica especializada, mas não dará uma noção da musicalidade que o tornou famoso. Para esses recomendaria ouvir o primeiro álbum solo, This Conversation Seems Like a Dream, e o CD ao vivo Winger Live, que chegou a ser lançado no Brasil, inclusive. E depois disso, por favor, recorram ao álbum Pull.

Another Way mostra um artista criativo, um excelente compositor, excelente cantor e ótimo músico. Demonstra que é possível fazer um grande álbum com poucos recursos. A importância de se ter boas canções, boas melodias, em seu repertório. Disco bem legal!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Intimista e bem resolvido

Faixas:
      01)   Another Way
      02)   Down Incognito
      03)   Under One Condition
      04)   Miles Away
      05)   Steam
      06)   Headed for a Heartbreak
      07)   How Far Will We Go
      08)   Naked Son
      09)   Spell I´m Under
      10)   Easy Come Easy Go
      11)   Who´s The One 
      12)   Daniel