segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Lobão – Lino, Sexy & Brutal DVD (2012)


Por Davi Pascale
Publicado originalmente no site Consultoria do Rock
O cantor e compositor Lobão invadiu as rádios de todo o Brasil na década de 80. Depois de emplacar vários hits nas FM´s, o artista comprou uma briga com as grandes gravadoras e tornou-se independente. De lá para cá,  ganhou respeito dos roqueiros e conseguiu alguns feitos (como a numeração dos discos), mas nunca mais conseguiu emplacar uma musica. Com uma carreira de mais de 30 anos, o artista carioca acaba de lançar seu segundo DVD.
Qual a diferença entre este trabalho e o anterior? Aqui está o registro do show elétrico. Certamente, é mais sua cara. No entanto, o vídeo peca em um pequeno detalhe. O rapaz optou por dar maior ênfase às canções mais novas no início do espetáculo e deixou a maior parte dos hits para o final. Com isso, o show demora para pegar no gás. Como havia dito anteriormente, o rapaz não emplaca uma canção há tempos. Portanto, ouvimos lado B atrás de lado B atrás de lado B. Dentre essas, as melhores continuam sendo “El Desdichado II” (uma das melhores letras escritas na história recente do rock brasileiro) e “A Vida É Doce”.
O cantor poderia ter intercalado as canções durante o espetáculo. Seria mais fácil de manter o pique. Também não tem como deixar de comentar que algumas musicas extremamente marcantes ficaram de fora. Entre elas: “Vida Louca Vida”, “Mal Nenhum”, etc. Mas... tudo bem. Afinal, são décadas de carreira e é impossível reunir tudo em uma única fita.
Mesmo assim, muitos dos seus hits estão aqui. Não ficaram de fora; “Corações Psicodélicos”, “Vida Bandida”, “O Rock Errou”, “Me Chama”, “Decadence Avec Elegance”... Todas tocadas com uma garra capaz de dar inveja à muito garoto aí e com um peso fora do comum...


Respeitado por uns, menosoprezado por outros

O grande destaque do show, contudo, é a parte em que o guitarrista Luiz Carlini sobe ao palco para executar várias canções ao lado do músico carioca. Lobão aproveita a presença do ex-Tutti Frutti e relembra “Ovelha Negra” da cantora Rita Lee. Carlini, contudo, continua no palco para tocar junto vários dos antigos sucessos do amigo. Embora João Luiz seja um bom instrumentista, não tem como deixar de reparar que Carlini dá um pau no rapaz. Se estivéssemos em outro país, esse cara seria um músico que teria mais reconhecimento. 
Nos extras, há uma pequena entrevista com o cantor carioca, onde acompanhado de seus músicos, comentam a dificuldade de escolher setlist, qualidade de gravação, jabás, etc. Declara aqui que esse é o primeiro registro onde ficou 100% satisfeito com o áudio. Eu juro que me recordo de ter escutado o mesmo discurso quando ele gravou seu primeiro DVD, o Acustico MTV. Enfim... Controvérsias à parte, o filme peca por ser curto demais. Quando o espectador começa a ficar animado com a entrevista, acaba. Sem contar que esse cara tem muita história para contar. Dava para ter ido mais à fundo...
A qualidade de gravação do show realmente é muito boa e deve agradar seus velhos e fiéis seguidores. Entretanto, lembro que curti mais a apresentação do Universo Paralelo que chegou a ser gravada - e exibida – pelo Canal Multishow alguns anos atrás. Na época, o artista chegou a declarar que aquele material iria virar um DVD. Algo que nunca ocorreu, o que é uma pena! 
Espero que o cara não pare por aqui e nos brinde com um CD de inéditas em breve. É o tipo de artista que faz a diferença nessa cena rasa que o rock brasileiro está atravessando atualmente.

Lobão ao vivo

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Pesado 

Faixas:
01. Não Quero o Seu Perdão
02. Vamos Para o Espaço
03. Bambina
04. Canos Silenciosos
05. Decadence Avec Elegance
06. El Desdichado II
07. Mais Uma Vez
08. A Vida É Doce
09. Você e a Noite Escura
10. Das Tripas Corações
11. Ovelha Negra
12. Balada do Inimigo
13. O Rock Errou
14. Essa Noite, Não
15. Me Chama
16. Radio Blá
17. Corações Psicodélicos
18. Vida Bandida
19. Por Tudo Que For