sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Ace Frehley – Origins Vol 1 (2016):




ESTOU DE FÉRIAS. POR CONTA DISSO, ATÉ O DIA 15 DE NOVEMBRO, O BLOG RIFF VIRTUAL REPRISARÁ ALGUMAS MATÉRIAS. APÓS ESSA DATA, RETORNAREI COM TEXTO INÉDITO. LET´S ROCK!!!

Por Davi Pascale

Ace Frehley resolve revisitar suas raízes em seu novo álbum. Disco conta com a participação de grandes nomes do rock, entre eles um velho parceiro da banda que o tornou mundialmente famoso. Trabalho extremamente honesto e empolgante.

Há quem não goste, mas sempre considerei Ace Frehley não somente o melhor guitarrista do Kiss, como um dos grandes guitarristas do rock. Ok, não é um virtuose. Mas é um músico cheio de personalidade, excelente para criar riffs e solos. Um cara que tem uma magia em volta. 

Bah... Mas esse é um disco de covers, não é? Sim, mas o rapaz imprimiu sua marca em cada canção. As músicas não foram modificadas ao ponto de ficarem irreconhecíveis, nem de serem consideradas modernas, mas Ace não se preocupou em reproduzir nota por nota.Especialmente, nos solos. Tocou à sua maneira. E ficou matador! O cara está arregaçando na guitarra. Um solo melhor do que o outro. Fazia tempo que não o via tão inspirado. Na parte vocal? Ace sendo Ace. Quem gosta do seu estilo de cantar, ficará satisfeito. Quem não gosta, não mudará de opinião.

Como já era de se esperar, as músicas focam os anos 60. Cream, Rolling Stones, Jimi Hendrix... Os anos 70, período em que atingiu a popularidade, também não foram esquecidos. Resgata aqui sons de Led Zeppelin, Thin Lizzy e de sua antiga banda, o Kiss. Duas já eram manjadas. “Parasite” e “Cold Gin” são clássicos do quarteto mascarado que costumam pintar em seus shows solo. A grande surpresa aqui é “Rock n´ Roll Hell” deCreatures Of The NightÁlbum em que aparece na capa, mas não chegou a gravar. Dá uma dica aqui de como seria o disco com ele. Já é a segunda vez que ele nos surpreende. Em Trouble Walkin´ o rapaz fez uma (boa) gravação de "Hide Your Heart" (Hot In The Shade). O resultado da música do Creatures? Excelente! Ainda acho que o vocal de Gene casa melhor na música, mas o trabalho de guitarra está matador! Rock n roll na veia.


Paul Stanley volta a gravar com Ace Frehley 18 anos depois

As músicas não foram reinventadas, mas ganharam uma dose extra de peso. Origins é um álbum bem empolgante. Conta com uma sonoridade bem viva. Soa como se os músicos estivessem tocando dentro do seu quarto. Em algumas faixas, contou com convidados especiais. Dentre esses, vale destacar Slash (sim, esse mesmo) em “Emerald”, o vocal de Scott Coogan (músico da sua banda de apoio) em “Bring It On Home” e Paul Stanley em uma ótima interpretação de “Fire And Water”. Paul não ficou imitando Paul Rodgers. Deu uma cara dele e ficou sensacional.

Talvez alguns reclamem do set escolhido, por serem canções óbvias, mas a ideia aqui não era resgatar obscuridades e, sim, demonstrar um pouquinho as suas influências, mostrar quem foram seus heróis e se divertir um pouco, por que não? As faixas escolhidas são consideradas clássicos do rock. Algo sempre divertido de ouvir, certo? Em Origins Vol. 1, Ace Frehley dá uma aula de guitarra e de rock n´roll. Ouça e no talo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nota:  10,0 / 10,0
Status: Divertido e empolgante

Faixas:
      01)   White Room (Cream)
      02)   Street Fighting Man (Rolling Stones)
      03)   Spanish Castle Magic c/ John 5 (Jimi Hendrix)
      04)   Fire And Water c/ Paul Stanley (Free)
      05)   Emerald c/ Slash (Thin Lizzy)
      06)   Bring It On Home (Led Zeppelin)
      07)   Wild Thing c/ Lita Ford (The Troggs)
      08)   Parasite c/ John 5 (Kiss)
      09)   Magic Carpet Ride (Steppenwolf)
      10)   Cold Gin c/ Mike McCready (Kiss)
      11)   Til The End Of The Day (Kinks)
12)   Rock And Roll Hell (Kiss)