terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Faith No More – King For A Day, Fool For a Lifetime Deluxe Edition (2016):



Por Davi Pascale

Álbum do Faith No More retorna ao mercado acrescido de bônus e traz uma surpresa especial para os fãs brasileiros.

King For a Day, Fool For a Lifetime, hoje idolatrado, dividiu opiniões na época. Muitos estranharam o novo rumo musical adotado pelo Faith No More. O disco era marcado por guitarras mais pesadas, maior variedade nos arranjos, uma presença menor dos teclados e um trabalho vocal mais elaborado de Mike Patton.

A verdade é que o trabalho envelheceu bem. O disco traz alguns clássicos como “Ricochet”, “Evidence” e “Digging The Grave”, mas há também vários lados B brilhantes como o petardo “Get Out”, a balada “Take This Bottle” ou ainda “King For a Day” com uma ótima linha de baixo de Billy Gould. Um disco que merece o tratamento de luxo recebido aqui. Legal ver a gravadora lançando esses álbuns por aqui. Além desse, a reedição de Album Of The Year também está nas lojas brasileiras. Quem sabe não resolvam prensar as edições deluxe de The Real Thing e Angel Dust? Sim, elas existem...

Para aqueles que, assim como eu, viveram a época e compraram o disco na ocasião, o que importa mesmo é o conteúdo bônus, não é mesmo? E o que temos aqui? Os músicos fizeram uma compilação das faixas que foram lançadas nos CDs single da época.

Nos anos 90, os CDs haviam dominado o mercado. Do mesmo jeito que muitos artistas lançavam compactos nos anos 80, como intuito de promover sua faixa de trabalho, nos anos 90 investiram nos singles. Era a mesma ideia só que em CD. Ainda que a moda não tenha funcionado no Brasil, a jogada era genial porque o disco era barato, se você não curtia muito o artista, gostava de uma faixa em especifico, não tinha que aturar um disco do início ao fim. E se você fosse muito fã era genial porque além da arte exclusiva, quase sempre tinha algum bônus inédito.

Há algumas faixas aqui, que até então, eram inéditas na discografia oficial do conjunto, caso das boas “Absolute Zero” e “Hippie Jam Song”, da ótima “I Won´t Forget You” e da fraca “Spanish Eyes”. No seu álbum anterior, haviam feito muito sucesso com uma regravação de “Easy” dos Commodores, que foi realmente muito bem regravada, e tentaram repetir a dose aqui com “I Started a Joke” dos Bee Gees. Embora soasse agradável nas apresentações, a versão de estúdio é bem fraca, gravada com uma bateria eletrônica bem sem sal.

Foram incluídas também 2 faixas ao vivo. “Digging The Grave” traz uma performance explosiva, mas uma qualidade de gravação bem meia boca, soa quase como um bootleg. “The Gentle Art Of Making Enemies” já traz um registro mais impactante. A grande sacada, contudo, são as duas versões de “Evidence”. Uma cantada em espanhol e, outra (para a nooooooosssaa alegriiiiiaaaaa) cantada em português. Sim, aquela mesma versão que eles cantam nos shows do Brasil. É a primeira vez que essa versão foi lançada oficialmente. Não tinha nem nos singles da época.

O álbum se encerra com uma entrevista de aproximadamente 10 minutos, da época, onde eles comentavam o novo rumo, as novas sonoridades e a troca de guitarristas. Como não é muito longa, acaba sendo um complemento curioso e bem interessante. Enfim, o álbum bônus, embora tenha ótimos momentos, não é tão bom quanto o disco da época, mas satisfaz.

Nota: 9,0 / 7,0
Status: Marcante

Faixas:
CD 01:
      01)   Get Out
      02)   Ricochet
      03)   Evidence
      04)   The Gentle Art Of Making Enemies
      05)   Star A.D.
      06)   Cuckoo For Caca
      07)   Caralho Voador
      08)   Ugly In The Morning
      09)   Digging The Grave
      10)   Take This Bottle
      11)   King For a Day
      12)   What a Day
      13)   Last To Know
      14)   Just a Man

CD 02:
      01)   Evidence (Version En Español)
      02)   Absolute Zero
      03)   Greenfield
      04)   I Started a Joke
      05)   Spanish Eyes
      06)   I Won´t Forget You
      07)   Hippie Jam Song
      08)   Instrumental
      09)   I Wanna F**k Myself
      10)   Evidence (Versão em Português)
      11)   Digging The Grave (Live)
      12)   The Gentle Art Of Making Enemies (Live)
      13)   Interview (B-Side)