sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Raul Seixas – Isso Aqui Não é Woodstock, Mas Um Dia Pode Ser (2016):



Por Davi Pascale

Show histórico de Raul Seixas é lançado pela primeira vez em vinil. Gravação traz performance enérgica com repertório matador. Material essencial na coleção de quem curte rock brasileiro.

Em 2014, foi lançado um box intitulado 25 Anos Sem o Maluco Beleza: Toca Raul. A caixa produzida por Sylvio Passos, presidente do fã-clube Raul Rock Club, focava nas gravações ao vivo do músico baiano. Além de reeditar os famosos trabalhos nesse formato, o rapaz ainda nos brindou com duas apresentações inéditas. Uma delas era essa que agora chega ao formato vinil.

Inicialmente foram prensadas 600 cópias: 300 transparentes e 300 pretas. Os discos se esgotaram em poucos dias. Os responsáveis pela prensagem em vinil – os selos Record Collector Brasil e 180 Selo Fonográfico – prometem uma segunda tiragem em Janeiro de mais 400 discos. Dessa vez, todos pretos. Colecionadores, fiquem atentos.

O LP ganhou tratamento de luxo. Com nova arte, edição em gatefold (capa dupla), e vinil 180 gramas, o disco recebeu um cuidado todo especial, capaz de agradar aos ouvintes mais exigentes.

Isso Aqui Não É um Woodstock, Mas Um Dia Pode Ser traz uma performance do músico em Águas Claras, em 1981, época do álbum Abre-Te Sésamo. Hoje, cultuado entre os fãs de Raul, na época o disco teve baixa repercussão. Algo que desanimava Raul. Esse desanimo, contudo, não era perceptível no palco. Pelo contrário, a apresentação transpira energia.

Como acontece com todo mundo que atinge um status de grande reconhecimento no Brasil, muitas pessoas tentam a todo custo diminuir seu talento e sua inegável importância no rock brasileiro, mas ouvindo esse disco, constatamos uma triste realidade. Não temos mais músicos do calibre de Raulzito no rock nacional. Sem truques, o cantor entregava uma performance honesta e inspirada. Seu repertório era forte, suas tiradas sensacionais. Suas músicas eram populares, mas sem deixar de soarem autênticas.

O setlist misturava canções de seu, até então, mais novo álbum – como “Aluga-se” e “Abre-Te Sésamo” - com canções do início de sua trajetória – “Sociedade Alternativa”, “O Trem das 7”, “Al Capone”, “As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor”. Havia ainda espaço para reviver músicas do repertório de Elvis Presley, seu grande ídolo – “Ready Teddy” e “Blue Suede Shoes”.

Gravada diretamente da mesa de som, álbum traz uma performance crua e vibrante. Sem nenhuma alteração em estúdio – algo comum entre os lançamentos do gênero – sem nenhum musico escondido atrás do palco, sem samplers.  Apenas Raul e sua banda. É possível pegar uma ou outra bola fora, mas nada anormal e muito menos nada que diminua a qualidade do show ou sua importância.

Raulzito não focou nos seus hits. Não há espaço para clássicos como “Gita” ou “Eu Nasci Há 10.000 Anos Atrás”. Raul montou um repertório bem rock n roll. Muitos diziam que Raul não cantava bem ao vivo, eu particularmente gostei bastante do que foi apresentado aqui.

Entre uma música e outra mandava seu recado: “Pode haver censura política, mas não pode haver censura moral”, “uma proposta para Delfim Netto: alugar essa porra”, “o homem tem direito de pensar o que queira. Todo homem e toda mulher é uma estrela. E não existe Deus, não existe Deus, senão o próprio homem”.

25 anos após sua morte, a obra de Raul Seixas ainda soa atual e cativante. Esse LP é essencial na coleção daqueles que dizem ter interesse no rock produzido em nosso país e mais do que essencial na coleção de seus admiradores. Se encontrar um desses por aí, pegue sem medo. Fantástico!

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Histórico

Faixas:
Lado A:
      01)   Rock do Diabo
      02)   Aluga-se
      03)   Como Vovó Já Dizia
      04)   Abre-te Sésamo
      05)   As Aventuras de Raul Seixas na Cidade do Thor
      06)   O Trem das Sete
Lado B:
      01)   Blue Suede Shoes
      02)   Ready Teddy
      03)   Maluco Beleza
      04)   Al Capone
      05)   Rock das “Aranha”
      06)   Sociedade Alternativa