sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Toto – Live At Montreux 1991 (2016):



Por Davi Pascale

Show raro do Toto chega ao Brasil pela Som Livre. Material, lançado em CD e DVD, traz o grupo em época delicada, mas com o profissionalismo de sempre.

Início dos anos 90 foi uma época delicada para a galera do Toto. Joseph William saiu da banda. Na época, os integrantes queriam trazer Bobby Kimball de volta, mas a gravadora insistiu que contratassem Jean-Michael Byron, um cantor sul-africano. A parceria durou pouco. Os músicos não aguentaram os ataques de estrelismo de Byron e demitiram o rapaz. O guitarrista Steve Lukather resolveu assumir temporariamente o vocal. Foi nessa época que o registro ocorreu.

Quando realizaram essa apresentação em Montreux, o álbum Kingdom of Desire estava sendo preparado. Os músicos optaram por demonstrar algumas músicas em primeira mão. As escolhidas foram a faixa-título e a instrumental “Jake To The Bone”. Essa conta com uma pegada meio jazz, bastante quebrada de tempo, serve para demonstrar todo o potencial dos músicos. O Toto sempre trabalhou com músicos de primeiro nível. Conforme esperado, os caras arregaçam.

O primeiro LP do grupo – Toto (1978) – contava com 6 integrantes. Nesse show, estavam reduzidos à um quarteto: Mike Porcaro (baixo), Jeff Porcaro (bateria), David Paich (teclado) e Steve Lukather (guitarra). Para cair na estrada, contrataram um percussionista e 3 backing vocals (2 garotas e um rapaz). Anos 80 e 90 era comum, os artistas utilizarem backing no palco. Eric Clapton, Rolling Stones e Phil Collins são ótimos exemplos.

O setlist é curto. 8 faixas em um pouco mais de uma hora de show. Dos hits, apenas 3 aparecem por aqui: “Rosanna”, “I´llbe Over You” e “Africa”. Ou seja, somente aquelas que foram realmente um marco na trajetória dos rapazes. Por incrível que pareça, “Hold The Line” ficou de fora. “Africa” foi cantada pelo tecladista David Paich e Fred White, um dos backings.

No resto do espetáculo, quem assume os vocais é o guitarrista Steve Lukather. Foi ele, inclusive, quem assumiu o vocal no trabalho seguinte. Steve demonstrou ser um bom vocalista, afinado e seguro, mas é nas guitarras mesmo que ele chama a atenção. Principalmente, na versão de “Red House”, canção de Hendrix que o rapaz dedicou aqui à Stevie Ray Vaughan. Famoso guitarrista que havia morrido à pouco menos de um ano.

Mais uma tragédia ocorreria um pouco tempo. Marcante, principalmente, para os fãs de Toto. O baterista Jeff Porcaro seria encontrado morto em 5 de Agosto de 1992, vítima de uma overdose de cocaína. Portanto, esse show acaba sendo meio essencial na coleção dos fãs. Afinal, é uma das últimas apresentações ao lado do músico.

Embora todos sejam excelentes instrumentistas, quem rouba a cena mesmo, nessa apresentação, é o guitarrista Steve Lukather e o tecladista David Paich. Assisti-los com atenção é o mesmo que ter uma aula de música. Não é brincadeira o que esses caras tocam e os dois estavam inspiradíssimos nessa noite.

Toto Live At Montreux 1991 não é uma fita greatest hits live. Contudo, chama atenção pela qualidade da performance e conta com um bom repertório. Fita recomendada não apenas aos fãs do conjunto, mas aos fãs da boa música em geral.

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Profissional

Faixas:
      01)   On The Run
      02)   Kingdom of Desire
      03)   I´ll Be Over You
      04)   Africa
      05)   Take To The Bone
      06)   Red House
      07)   Rosanna 
      08)   I Want To Take You Higher