domingo, 25 de dezembro de 2016

Brian Setzer Orchestra – Rockin´ Rudolph (2015):



Por Davi Pascale

Hoje é Natal!!! E, como de costume, trago uma dica para alegrar suas festas com álbuns de primeiríssimo nível. A dica, dessa vez, é um álbum gravado pelo Brian Setzer Orchestra. Recheado de rock e jazz, o disco vai deixar seu Natal mais feliz.

Adquiri esse CD meio por acaso. Foi mais um daqueles discos que trouxe da minha recente viagem. Quando visitei a Best Buy, no ultimo Novembro, haviam vários discos de Natal em oferta. Como sei que vários artistas do rock fazem esse tipo de registro, dei uma checada. Dito e feito. Encontrei dois CDs do gênero que não conhecia. Um registro do Train e esse do Brian Setzer.

Para quem não associou o nome à pessoa, Brian Setzer era o líder do Stray Cats. Aquele grupo que invadiu as rádios nos anos 80 com canções de rockabilly como “Rock This Town” e “Stray Cat Stuff”. Esse trabalho, contudo, está com uma pegada mais jazz. Aquela sonoridade bem típica de Natal norte-americano.

O repertório é extremamente agradável. Quem já ouviu algum disco do gênero, certamente, identificará várias das canções apresentadas aqui. Não se trata de um trabalho autoral. Simplesmente, criou releituras para canções natalinas. Aqui no Brasil, não foi criado esse costume, mas nos Estados Unidos essas músicas são tão parte do Natal, quanto montar uma árvore de Natal.

Uma pena que não exista esse costume por aqui. As canções são alegres, quase sempre com uma mensagem bonita por trás. Embora seja conhecido por ser um cantor de rock, Setzer sai bem na interpretação vocal. As faixas escolhidas casaram bem em sua voz. Em especial; “Here Comes Santa Claus” e “Have Yourself a Merry Little Christmas”.

Também há espaço para algumas canções instrumentais, presentes na segunda metade do disco. As faixas são bonitas, mantém o espírito natalino de paz e alegria. A produção do disco ficou nas mãos de Peter Collins. Renomado produtor que já trabalhou com nomes como Alice Cooper, Rush, Queensryche e Suicidal Tendencies. Apesar do currículo, o rapaz conseguiu manter o espírito do projeto.

O lado rockabilly de Setzer está mais sutil, mas aparece em algumas canções. Para ser mais preciso em “Rockabilly Rudolph” e “Rockin´ Around The Christmas Tree”. O ponto alto do disco, contudo, fica por conta da jazzy “Yabba-Dabba Yuletide”. Uma genial paródia criada em cima de “Flinstones Theme Song”. Sim, é isso mesmo que você está imaginando. O cara criou uma música de natal em cima do tema do Flinstones. E, de boa, ficou genial!

Rockin´ Rudolph é muito bem feito. Muito bem gravado, muito bem cantado e muito bem tocado. E o mais bacana de tudo, resgata direitinho o clima natalino. Disco muito bacana para deixar rolando durante a reunião de família. Fica a dica!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Divertido

Faixas:
      01)   Rockin´ Around The Christmas Tree
      02)   Yabba-Dabba Yuletide
      03)   Most Wonderful Time Of The Year
      04)   Rockabilly Rudolph
      05)   Here Comes Santa Claus
      06)   Have Yourself a Merry Little Christmas
      07)   Swingin´ Joy
      08)   Carol Of The Bells
      09)   Little Jack Frost
      10)   Hark! The Herald Angels Sing
      11)   O Little Town of Bethelehem 
      12)   Yabba-Dabba Yuletide (Extended)