quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

CPM 22 – Ao Vivo no Rock In Rio (2016):



Por Davi Pascale

Show do CPM 22 no Rock in Rio chega ao mercado em CD e DVD. Apresentação traz performance redonda, repertório cheio de hits e banda consagrada.

Existe muito fã de rock n roll que não gosta de bandas radiofônicas, nunca tive problema com isso. Até porque muitos dos artistas tidos como clássicos do rock também possuem uma sonoridade comercial. Claro que não estou me referindo ao CPM como uma banda clássica, longe disso, mas se aceitamos tal atitude da velha geração, por que tem de ser diferente com a nova geração?

Não há nada de errado com o grupo de Badauí. Fazem canções punk com um acento pop. Instrumental simples, porém bem trabalhado. Ok, algumas letras poderiam ser melhores, mas isso não é exclusividade deles... Para o bem ou para o mal, mesmo com todas as críticas sofridas por um publico mais conservador e por críticos musicais, os caras sobreviveram às mudanças de mercado e construíram uma carreira.

O show no Rock in Rio é a prova disso. 14 músicas, onde ao menos 10, são conhecidas entre admiradores e detratores. Público com todas as letras na ponta da língua e com uma empolgação fora do comum. Realmente, muito bacana ver o grande publico apoiando a banda dessa forma em um evento desses. A reação da galera em “Um Minuto Para o Fim do Mundo” é impressionante.



Claro que a resposta voltava-se para os músicos que devolviam com o dobro de energia que costumam se apresentar. O repertório está muito bem executado. Destaque vai para o trabalho de bateria de Ricardo Japinha que demonstra ser um músico criativo. A parte de guitarra e baixo destaca-se pela energia. As linhas são bem simples. Badauí nunca foi dono de uma grande voz, mas está cantando melhor do que o costume.

Duas músicas do setlist ficaram de fora do CD. Não sei se quiseram manter a tradição de 14 faixas, mas não teria cortado “Ontem” do repertório final.  O cover do Ramones – “Sheena Is a Punk Rocker – ok, acaba funcionando melhor no DVD mesmo, mas “Ontem” eu teria deixado no compact disc também. É uma faixa marcante na trajetória dos garotos.

Os músicos falam pouco durante o show. Quando falam, são os previsíveis agradecimentos ressaltando a importância do festival e a felicidade de estarem tocando no mesmo palco onde grandes monstros do rock já se apresentaram. Realmente, o festival já trouxe shows históricos como Queen (nos tempos de Freddie Mercury), Whitesnake, Faith No More (fase Real Thing) só para citar alguns.

Ótimo trabalho de uma banda que não tem medo de ser popular. Repertório bom, execução boa, qualidade de gravação boa. Claro, se tua praia é heavy metal, não precisa perder seu tempo. Caso contrário, vale conferir. Belo show! Simples, direto, com garra. Ouça!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Ótimo

Faixas:
      01)   Regina Let´s Go
      02)   O Mundo Dá Voltas
      03)   Tarde de Outubro
      04)   Dias Atrás
      05)   Não Sei Viver Sem Ter Você
      06)   Atordoado
      07)   Vida ou Morte
      08)   Um Minuto Para o Fim do Mundo
      09)   Irreversível
      10)   Apostas & Certezas
      11)   Não Vá Embora
      12)   Inevitável
      13)   Anteontem 
      14)   Desconfio