sexta-feira, 7 de abril de 2017

Message – Message (1995):



Por Davi Pascale

Disco resgata primeiras gravações de Richie Sambora. Ítem muito bacana para quem coleciona itens do Bon Jovi ou do guitarrista em questão.

Antes do Bon Jovi começar a dar o ar das graças nas rádios com canções como “Shot Through the Heart” e “Runaway”, seus músicos já estavam por aí rodando e tentando a vida artística. As primeiras gravações do Jon Bon Jovi atualmente são bem conhecidas, já que a série The Powerstation Years foi lançada em vários formatos, com várias capas, chegando a ser vendida até mesmo em supermercados aqui no Brasil. As primeiras gravações de Sambora, contudo, continuam voltadas ao conhecimento dos fãs mais fieis do grupo de New Jersey.

Em 1980, Dean Fasano resolveu criar uma banda. Aquela velha historia. Reuniu alguns amigos, gravou um CD por conta e foi tentar a sorte grande. A banda não durou muito. Sem um empresário influente e sem a ajuda de uma grande gravadora, a falta de grana era uma constante. Fato que fez com que não conseguissem concluir uma turnê ao lado do mega-astro Joe Cocker (haviam sido convidados para serem o opening act, ou seja, a atração de abertura) e que não conseguissem prensar mais do que 1.800 discos, que os músicos carregavam no porta-malas de seu carro tentando vender nos shows. Entre esses amigos idealistas; estavam Richie Sambora, Alec John Such (primeiro baixista do Bon Jovi) e Bruce Foster (nome muito conhecido entre os fãs do Kiss por ter gravados os teclados de “Nothin´ to Lose” no debut dos mascarados). É exatamente esse material que foi reeditado em CD, em 1995.

DISCO TRAZ AS PRIMEIRAS GRAVAÇÕES DE RICHIE SAMBORA E ALEC JOHN SUCH

Essa formação aparece em 60% do álbum. Para ser mais preciso, as 6 últimas músicas. A sonoridade do Message já era bem comercial, mas apostava em uma pegada diferente do Bon Jovi. Os teclados eram mais sutis, as guitarras eram mais na cara. Tinha uma pegada meia AOR com claras influências de Survivor, Asia e também uma forte pegada de Journey (ouça “Pessimistic Man” e tente não se lembrar do grupo de Neal Schon). Ou seja, anos 80 total.

Das músicas gravadas sem a presença da dupla que ganharia o mundo com hits como “Livin´ On a Prayer” e “You Give Love a Bad Name”, a mais forte é “She´s Gone”. Contudo, creio que para os colecionadores o que interessa sejam realmente as musicas que eles gravaram. Um momento bem curioso é “Swing” que conta com uma pegada bem blues. Ume espécie de “Lovin´ Touchin´ Squeezin´” deles... “Any Other Gir” é outra que se destaca por conta da linha vocal e de um bonito solo de Richie.

A qualidade de gravação é boa, a sonoridade da época. Fasano cantava direitinho. Sambora já mandava bem. Bruce Foster já era um musico experiente e sabia exatamente como fazer seu papel. Obviamente, não tem o mesmo nível dos trabalhos do Bon Jovi, mas era um disco bem feito e bem curioso. Sempre gostei de conhecer a origem dos músicos. Ainda que não tenha nenhum clássico perdido por aqui, a audição é bem satisfatória. Para quem curte o rock comercial dos anos 80, pode ser bem interessante. Fica a dica!

Nota: 7,0 / 10,0
Status: Curioso

Faixas:
      01)   Where Were You
      02)   I Can Feel It
      03)   She´s Gone
      04)   Stories
      05)   Pessimistic Man
      06)   Swing
      07)   Lessons
      08)   It Won´t Belong
      09)   Is There Love
      10)   Any Other Girl

Nenhum comentário:

Postar um comentário