sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Rock In Rio 2017: O Que Conferir Parte 1



Por Davi Pascale

Esta noite se inicia mais uma edição do festival Rock In Rio. Festival que é polêmico, ao mesmo tempo que é de enorme importância. Não vamos nos esquecer que foi graças à edição de 1985 que artistas como Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Lulu Santos se consagraram, que o mercado de shows internacionais progrediu da água para o vinho e nem o impacto que ele teve no heavy metal aqui em nossas terras. Várias bandas foram criadas depois que os músicos assistiram aos shows desse evento, sem contar que o mercado para venda de LPs do gênero se intensificou após o festival. Não dá para negar que se trata de um grande evento.

Como não poderia deixar de ser, teremos algumas atrações polêmicas. Principalmente, nessa primeira semana que é mais voltada ao pop. Nessa primeira noite, tivemos uma enorme baixa. A cantora Lady Gaga, nome muito pedido em edições passadas, chegou a cancelar sua apresentação de última hora, graças à um problema de saúde. Há quem diga que foi por conta de sua fibromialgia, há quem diga que a cantora está com lúpus, há quem diga que está com depressão. Seja qual for a razão, o caso é grave. Desejo boa recuperação à moça...

Obviamente, como o caso ocorreu de última hora, não dá tempo para contratar um outro artista. Agendar um show internacional em menos de 24 horas é algo simplesmente impensável. E, sejamos francos, não temos um artista brasileiro para ser utilizado como headliner de um festival dessa magnitude. Não digo por competência e sim, por público. Alguém que mobilize 100.000 pessoas. Não temos um fenômeno desses. Portanto, a ideia de recorrer à uma segunda apresentação de um nome já confirmado, não é má. Aliás, na primeira edição do evento, vários nomes se apresentavam duas vezes. O chato é que será 2 noites seguidas. O ideal seria um show em cada semana, mas como disse, não temos tempo para grandes reformulações.



Nessa primeira noite, vale prestar atenção na apresentação do duo Pet Shop Boys. Embora façam um som eletrônico, a dupla ajudou a definir o gênero, invadindo as rádios na época da house music e criando canções que hoje ganham o status de clássico. No Palco Sunset, vale conferir o encontro da cantora Céu com a banda Boogarins. Show que deve contar com uma grande dose de psicodelia. Também não deixe de assistir o pop contagiante da cantora Fernanda Abreu. A cantora ganhou destaque como backing vocal da Blitz, com quem se apresentou na primeira edição do festival, e se consagrou como artista solo nos anos 90. Ela teve uma sacada interessante. Ao invés de convidar simplesmente um cantor, optou por convidar artistas que ajudariam nos recursos visuais. A galera que assistiu a passagem de som, elogiou bastante. E, claro, vamos aplaudir o Maroon 5 que enfrenta uma enorme bucha.

Na noite de sábado, vale se ligar nos mineiros do Skank que sempre entregaram um trabalho eficiente e shows enérgicos. O Maroon 5 deve entrar com mais segurança, já que o público dessa noite está lá por conta deles. A banda é conhecida por fazer bonito nos palcos. Ao menos uma das noites, vale assistir. No palco Sunset, a Blitz deve levantar a galera com sua alegria costumeira.

Já no domingo, minha grande empolgação está na apresentação da Alicia Keys que apresenta um pop cruzado com R&B, além de ser dona de uma bela voz. O cantor Frejat abre o Palco Mundo. Não sei exatamente o que esperar. Pode entregar um show bem rock n roll (o que, pela escalação do dia, eu duvido), um show mais MPB ou mais pop. Seja qual for sua escolha, pode ter a certeza de que entregará algo profissionalíssimo, já que sempre foi um grande músico e sempre trabalhou com ótimos músicos. Vale uma espiada. No palco Sunset vale ficar ligado na apresentação da Maria Rita. A filha da Elis Regina se apresentará junta com Melody Gardot, revelação do jazz contemporâneo. O repertório deve ser uma homenagem à lendária Ella Fitzgerald. Interessante... Também não dá para deixar de conferir a apresentação de Nile Rodgers & Chic, famoso por fazer uma fusão entre o (verdadeiro) funk e a disco music. Trata-se de um dos nomes mais influentes da área.

Como ficou claro, nessa primeira semana não teremos uma predominância de rock n roll. Contudo, temos alguns shows que prometem serem interessantes. Fica a dica para você que irá acompanhar o evento. Seja indo até o local ou conferindo pelo televisor de sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário