quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Michael Jackson – Scream (2017):



Por Davi Pascale

Recentemente chegou ao mercado uma nova coletânea do Rei do Pop, Michael Jackson. A ideia da gravadora era brincar com o dia das bruxas, o famoso Halloween, e entregar uma compilação com músicas do astro onde este brinca com assuntos sobrenaturais, de fantasia, etc. A jogada é interessante porque o repertório foge do óbvio.

Sim, tem a ver. Michael Jackson foi um dos responsáveis por mudar a ótica do vídeo-clipe. De demonstrar que esses vídeos promocionais poderiam ser tratados como um mini-filme. Ele fez isso diversas vezes em sua trajetória e brincou com esse universo sobrenatural algumas vezes, como o “Ghosts” e, é claro, o lendário “Thriller”.

Michael era um bom compositor. Portanto, mesmo tendo vários lados B – como “Torture”, “Leave Me Alone” e “Xscape” – a audição é bem interessante. O tracklist foca em diversas fases do cantor, resgatando músicas dos tempos de Jacksons, inclusive. É possível notar o quão criativo esse cara foi. Você pega uma musica como “This Place Hotel” e outra como “Blood On The Dance Floor” e repara que são sonoridades totalmente distintas. Incrível imaginar que universos tão distantes possam ter saído da mesma mente.

O único senão é que a pessoa que ficou responsável por compilar esse material não teve o trabalho de ler as letras. Fez a seleção levando em consideração, unicamente, o título das faixas. Com isso, várias músicas que não têm a ver com a proposta do disco acabaram entrando na compilação. A exemplo da faixa-título “Scream”, que é uma canção onde Michael respondia as acusações de abuso sexual.  Bola fora total!


Nova coletânea foi lançada para explorar o Halloween

O CD não traz músicas inéditas, mas traz duas curiosidades. Uma é o que eles chamaram de smash-up. Apesar do novo rótulo, na prática, ele nada mais é do que o velho remix. Só que ao invés do cara pegar uma música e criar uma batida por cima, ele criou uma mixagem se utilizando de diferentes músicas do cantor. Não é de hoje que Dj´s misturam diferentes canções em um único título. O resultado final ficou interessante.

O mais bacana, entretanto, é realmente o efeito especial que vem em um insert dentro do encarte. Você baixa um aplicativo em seu celular, o Shazam, foca na imagem que está estampada no papel e você verá aquela imagem em uma tecnologia 3D. O projeto é super bem feito e a imagem é super bonita. Experiência realmente muito bacana.

O resultado final, mesmo com os deslizes, acaba sendo positivo porque Michael era um artista muito acima da média. Para quem viveu seu sucesso acaba sendo emocionante relembrar de faixas como “Dirty Diana” (na hora, me recordei do filme “Moonwalker” que tive a oportunidade de assisti-lo nos cinemas) e até mesmo a já citada “Scream”. É como se passasse um filme em sua cabeça. Para quem não conhece mais do que seus grandes sucessos, é uma boa maneira de descobrir canções diferentes e, quem sabe, se estimular à se aprofundar em sua obra.

Nota: 7,5 / 10,0
Faixas:

      01)   This Place Hotel
      02)   Thriller
      03)   Blood On The Dance Floor
      04)   Somebody´s Watching Me
      05)   Dirty Diana
      06)   Torture
      07)   Leave Me Alone
      08)   Scream
      09)   Dangerous
      10)   Unbreakable
      11)   Xscape
      12)   Threatened
      13)   Ghosts
      14)   Blood On The Dance Floor X Dangerous (The White Panda Mash-Up)

Nenhum comentário:

Postar um comentário