quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Vanguart – Muito Mais Que o Amor Ao Vivo DVD (2016):



Por Davi Pascale

Banda Vanguart lança novo DVD ao vivo. Com formação de sexteto assumida, músicos se destacam por apresentação redonda e repertório afiado.

O Vanguart é mais um daqueles grupos que gera reação de amor e ódio. Seus fãs consideram a banda o grande nome da vez. Por outro lado, temos detratores que acusam a abanda de ser sem vida, alguns insistem em dizer que são uma cópia do Los Hermanos. Na verdade, deixando os exageros de lado, o som deles é bem interessante. Fazem bastante uso de violões, com uma pegada meio indie rock, meio folk. O instrumental não tem nada a ver com o Los Hermanos, talvez a comparação seja pelo estilo vocal de Helio Flanders, naquele estilo meio murmurando. 

Conforme entrega o título do DVD, o setlist é focado em seu terceiro – e mais recente álbum – Muitos Mais Que O Amor. Dez das onze faixas do disco foram regravadas no DVD. Em seu álbum de estreia, lançado pela revista OutraCoisa, eles se diferenciavam por misturar canções em inglês, espanhol e português. Essa realidade parece estar se distanciando cada vez mais. Nenhuma faixa aqui foi gravada na linguagem do Tio Sam. Em espanhol, somente “Mi Vida Eres Tu”, de seu segundo álbum Boa Parte De Mim Vai Embora, onde o refrão é cantado em espanhol. Independente desse fator, o repertório, contudo, é muito bom.

Mesmo que você não vá muito com a cara do grupo de Marcelo Camelo, vale dar uma checada. Como disse, os arranjos não têm nada a ver. Temos aqui, um acento mais pop, harmonias mais melodiosas. Influências sentidas de Beatles, Neil Young e Bob Dylan. Tem momentos que eles me lembram um pouco o Gram. Não se deixe levar pelas comparações dos críticos e dê uma chance aos rapazes. O projeto deles é muito bem desenvolvido.

Os garotos são bons músicos, boa parte da banda é multi-instrumentista. A adição da violinista Fernanda Kostchak também fez bem ao grupo. Além de ser bonita e boa instrumentista, a moça traz uma dose extra de alegria à apresentação.

O repertório mistura canções mais alegres como “Estive” e “Mi Vida Eres Tu”, com outras mais melancólicas como “Pra Onde Eu Devo Ir” e “Demorou Pra Ser”. O baixista Reginaldo Lincoln assume a voz em algumas músicas como “Mesmo de Longe” e “... Das Lágrimas” e se sai bem. Também canta com a voz meio escorregando, no estilo loshermanoswannabe, mas se demonstra bem afinado. Além do líder Helio Flanders, quem também se destaca no show é o guitarrista David Dafré. Aliás, é impressionante como ele ficou com a cara do Dave Grohl com aquela barba kkkk Brincadeiras à parte, se demonstrou ser um bom músico. Seguro e criativo.

Quem está à procura de uma boa banda de rock brasileira com acentos comerciais, a galera do Vanguart pode ser uma boa saída. Esse DVD serve meio como uma porta de entrada também. Bem gravado, bem executado, com suas musicas mais marcantes de seus trabalhos anteriores. DVD bem agradável de assistir. Recomendado!

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Afiado

Faixas:
      01)   Estive
      02)   Demorou Pra Ser
      03)   Sempre Que Eu Estou Lá
      04)   Cachaça
      05)   Eu Sei Onde Você Está
      06)   Mesmo de Longe
      07)   Nessa Cidade
      08)   O Que a Gente Podia Ser
      09)   Olha Pra Mim
      10)   Pelo Amor do Amor
      11)   O Que Seria de Nós¿
      12)   ...Das Lágrimas
      13)   Para Abrir Os Olhos
      14)   Pra Onde Eu Devo Ir¿
      15)   Meu Sol
      16)   Depressa
      17)   Se Tiver Que Ser Na Bala, Vai
      18)   Semáforo 
      19)   Mi Vida Eres Tú