sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Lulu Santos – Lulu & Nelsinho (2016):



Atenção: Em 2017, o Riff Virtual deixa de ser diário. A partir de agora, postarei textos às segundas, quartas e sextas. Com isso, terei mais tempo para descobrir coisas novas e também mais tempo para elaborar melhor meus textos. Obrigado pelo apoio de todos vocês!

Por Davi Pascale

Lulu resolve homenagear seu velho parceiro Nelson Motta e coloca nas lojas uma coletânea criada a partir do material que fizeram juntos. CD traz músicas atemporais e brinda seus fieis seguidores com uma canção inédita.

Quem viveu, irá se lembrar. O mesmo sucesso que hoje faz Marilia Mendonça, Anitta e Luan Santana, fez essa moçada do pop/rock nos anos 80. Na década de 80, Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Marina Lima, eram nossa música popular brasileira. Eram eles quem invadiam as trilhas sonoras de novela, os programas de auditório, que lotavam ginásios. Êta época boa....

Luiz Mauricio, mais conhecido como Lulu, era considerado, ao lado de Herbert Vianna, um dos maiores hitmakers daquela geração. Cada LP que lançava, era batata, 4, 5, às vezes 6 músicas iam para as ondas das AM´s/FM´s. Nelson Motta, hoje é mais conhecido por sua coluna no Jornal da Globo, mas ajudou a carreira de inúmeros artistas, seja como produtor ou até mesmo como compositor. Ter seu nome estampado era sinônimo de qualidade garantida. Trabalhou ao lado de grandes nomes da música brasileira. Entre eles; Marisa Monte, Gal Costa, Elis Regina, Erasmo Carlos, Gulherme Arantes e, é claro, Lulu Santos. E é aí que nasce esse disco. Estão compiladas aqui as parcerias entre os dois. Ideia do próprio Lulu que depois de descobrir que seu mais fiel parceiro receberia uma homenagem no Grammy Latino, decidiu que deveria fazer algo também...

Fiquem calmos. Vocês não irão escutar Nelson Motta cantando. A ideia de ilustrá-lo na capa e utilizar seu nome no disco é apenas uma maneira de demonstrar que todo esse material selecionado teve a sua mão por trás. A ideia de focar em seu repertório acaba sendo bacana porque algumas músicas desconhecidas do grande público acabam ganhando uma segunda chance. Ok, aqueles que, como eu, possuem a discografia completa do Lulu, irão se recordar de quase todo o material presente. Entretanto, tenho certeza que uma boa parte dos fãs mais novos descobrirão musicas como “Atualmente”, “Outro Papo” e “Palestina” por aqui.

Justamente por Lulu ser um artista irrequieto, sempre buscando novos caminhos, trabalhando com diferentes sonoridades, poderia ter sido interessante essas músicas terem sido regravadas com novos arranjos, com uma pegada mais anos 2000.

Algumas músicas foram retiradas de seus discos ao vivo, caso do megahit “Como Uma Onda”, no entanto, a maior parte do repertório foi extraída de seus discos de época. Há espaços para lados B, como mencionei, mas há também grandes sucessos do músico carioca. Além de “Como Uma Onda”, outros grandes hits como “Certas Coisas”, “Tudo Azul” e “Areias Escaldantes” dão as caras por aqui. E, ah sim, há também espaço para uma música inédita...

A faixa em questão é “Tempo Em Movimento” que havia sido gravada pela cantora Luiza Possi no álbum Sobre o Amor e o Tempo. Essa, contudo, é a primeira vez que Lulu grava a canção. Uma agradável balada swingada. Agradável, mas longe de ser uma faixa essencial.

Lulu & Nelsinho serve como uma boa dose de nostalgia, uma verdadeira viagem ao tempo, para uma época mais inocente, mas incrivelmente mágica. E serve também, claro, para demonstrar o talento desses dois grandes artistas do cenário brasileiro. Para quem curte pop brasileiro, uma ótima pedida.

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Pop de qualidade

Faixas:
      01)   Tesouros da Juventude
      02)   Areais Escaldantes
      03)   Palestina
      04)   Sirigaita
      05)   Como Uma Onda (Zen Surfismo) (Ao Vivo)
      06)   Tudo
      07)   Tudo Azul
      08)   Certas Coisas
      09)   Atualmente
      10)   De Repente  
      11)   Dinossauros do Rock (Ao Vivo)
      12)   Eu Não
      13)   Pop Coração
      14)   Outro Papo
      15)   Sereia
      16)   Deusa da Ilusão
      17)   Tempo em Movimento
      18)   Sereia / De Repente Califórnia / Como Uma Onda (Zen Surfismo)