sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Beatles – Eight Days a Week Special Edition (2016):



Por Davi Pascale

Novo documentário dos Beatles resgata imagens de arquivo e apresenta entrevistas inéditas. Longa dá uma boa repassada nos primeiros anos de banda.

Os 4 garotos de Liverpool se aposentaram dos palcos em 1966. Embora tivessem tido alguns contratempos – como a polêmica e mal compreendida declaração de John Lennon de que os Beatles eram mais populares do que Jesus – sua popularidade continuava em alta. Entretanto, a banda já apresentava sinais de desgaste e estavam cansados da falta de estrutura das apresentações.

Em uma época onde retorno não existia, o amplificador mais potente era de 100W e a mesa de som mais moderna tinha 8 canais, apresentar-se em arenas e estádios não era algo muito confortante. Muitas vezes, os músicos não conseguiam sequer ouvir o que estavam tocando. Ringo Starr comenta no filme que quando apresentaram-se no Shea Stadium ficava olhando para o pé dos rapazes para ter uma ideia de que parte das musicas eles estavam. Tocar assim, diante de uma multidão, deve ser, no mínimo, desesperador.

É exatamente esse primeiro período que o filme retrata. Das turnês dos músicos. Desde quando se apresentavam no Cavern Club, passando pela chegada aos EUA até sua apresentação final. Quando resolvem se reunir depois de alguns anos para uma apresentação no topo do edifício de Apple.

Está tudo bem documentado. O inicio de tudo, a explosão da Beatlemania, as entrevistas bem humoradas dos rapazes. Para quem acompanha a banda por um bom tempo, meu caso, nenhuma declaração bombástica, nenhuma novidade fora do comum. Entretanto, o documentário está muito bem montado e acaba agradando.

Há algumas revelações interessantes. Como a da atriz Whoopie Goldberg contando sobre sua experiência em um show dos Beates. No caso, o histórico Shea Stadium. E também dos músicos comentando sobre a vez que se negaram a tocar para uma plateia segregada. “Não tocamos para este tipo de pessoa ou aquele tipo de pessoa. Tocamos para as pessoas”, explica Ringo.

Paul McCartney e Ringo Starr concederam entrevistas exclusivas para o filme. Os falecidos John Lennon e George Harrison tiveram imagens resgatadas de arquivos. A maioria dos fãs já as conhecem, mas dentro da película causam impacto. E também seria uma enorme falha não termos depoimentos dos 2 músicos. Há ainda algumas imagens ao vivo. As musicas não estão inteiras, mas contam com um bom trecho e uma qualidade de imagem muito acima da média.

Essa edição em bluray, que em breve deve estar saindo no Brasil (a minha trouxe dos EUA), conta com um segundo DVD apenas de extras, com mais entrevistas e com 5 musicas ao vivo na integra. Para os fãs, material imprescindível. Dos documentários adicionais, o mais bacana é um que se chama Words And Music onde comentam um pouco mais a fundo sobre como funcionava o processo de composição dos Beatles.

Eight Days a Week é um belo documentário que te ajuda a entender melhor a decisão de pararem de excursionar, te dá um bom panorama do que era o cenário pop da época e de como funcionava a banda na época. Como disse, quem é realmente dedicado à banda, já deve conhecer uns 90% das histórias, mas ainda assim é um material obrigatório. Realmente muito bacana a ideia desse resgate histórico. E que venham mais filmes como esse em um futuro próximo.

Nota: 9,0 / 10,0 
Status: Bem produzido