segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Hole – Grease Your Hips (2015):



Por Davi Pascale

Apresentação do auge da banda é revivida em CD lançado por selo pequeno. Disco traz 2 performances da mesma tour. Qualidade de som varia um pouco.

Live Through This foi lançado poucos dias após a morte de Kurt Cobain, líder do Nirvana e marido de Courtney Love. Inicialmente, o disco sofreu varias criticas. Muitos a acusavam de estar se promovendo em cima da morte do marido, mas logo o tom mudou. A qualidade do material falou mais alto e muitos críticos acabaram se rendendo ao CD. Para quem curte grunge, realmente é um ótimo álbum. Muito bem gravado, canções oscilando momentos calmos com momentos nervosos, refrãos marcantes. Tudo que a moçada gosta, estava ali.

As apresentações foram extraídas justamente dessa turnê. Ou seja, o auge das garotas. Não apenas em relação à discos, mas também em relação à popularidade. Essa foi a fase em que elas mais estiveram presentes na mídia, participando de premiações e com músicas nas rádios e na MTV. O baixo já estava a cargo de Melissa Auf Der Maur, que entrou no meio da turnê substituindo Kristen Pfaff. Para quem não se recorda, a ex-baixista se juntou ao clube dos 27, por conta de uma overdose de heroína. Tecnicamente falando, Melissa sempre foi uma instrumentista muito mais competente. Logo, o nível das apresentações não foi afetado.

São 2 shows que temos aqui. Uma no Hollywood Palladium em 9 de Novembro de 1994. E outra, no Community Theater, exatamente um mês depois. Os 2 shows foram transmitidos por rádio, portanto a qualidade de som é boa. Não é perfeita, impecável, porque esse selo é independente. Isso aqui é meio que um bootleg. Logo, não existe tratamento de som. De todo modo, a primeira apresentação, a qualidade de gravação é um pouco superior. O áudio é mais bem definido.

A banda estava em uma boa fase. Elas nunca foram grandes instrumentistas, mas estavam bem entrosadas e Courtney estava cantando bem (para o gênero, é claro). O show do Hollywood Palladium é um pouco mais pesado e direto. Praticamente som atrás de som com clássicos como “Violet”, “Teenage Whore”, “Asking For It” e “Miss World”. Somente a fraca versão de “Hungry Like The Wolf” (Duran Duran) que era, realmente, dispensável.

O segundo show é um pouco mais descontraído com Courtney Love conversando com a plateia entre as músicas, fazendo suas famosas provocações. O repertório é bom e traz algumas faixas que ficaram de fora do outro show como “Sugar Coma”, “Doll Parts” e “Rockstar” (na capa com o nome de “Olympia”). As performances são honestas, sem nenhum tipo de playback, e possuem bastante garra. 

Infelizmente, o Hole nunca lançou um trabalho ao vivo, nem em CD, nem em DVD, nem em VHS. O que é uma pena, já que Courtney Love sempre foi uma artista de atitude nos palcos. Um registro em vídeo, dessa fase especialmente, seria genial. De todo o modo, o disco serve para saciar um pouco o desejo dos fãs, além de trazer um pouco de nostalgia para quem viveu aquela época. Para quem curte um som mais direto, extremamente bem-vindo.

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Nostálgico

Faixas:
      01)   Plump
      02)   Beautiful Son
      03)   Miss World
      04)   Asking For It
      05)   Hungry Like The Wolf
      06)   Gutless
      07)   Softer, Softest
      08)   I Think That I Would Die
      09)   Credit In The Straight World
      10)   Teenage Whore
      11)   Violet
      12)   Sugar Coma
      13)   Miss World / We Three Kings
      14)   Asking For It
      15)   He Hit Me (And I Felt Like a Kiss) / Best Sunday Dress
      16)   Doll Parts
      17)   Violet
      18)   Olympia (Rockstar) 
      19)   Sugar Coma (Reprise)