terça-feira, 25 de abril de 2017

Evanescence – The Ultimate Collection (2016):



Por Davi Pascale

Toda geração tem seus representantes. É verdade que tem diminuído o numero de artistas marcantes, mas de vez em quando, um fura a fila. Esse parece ser o caso do Evanescence, que quase 15 anos depois de dominarem as estações de rádio com os gritos e lamentos da musa Amy Lee, ainda gera comoção entre seus admiradores. Cada lançamento é um acontecimento. E a banda parece ter consciência do que se tornou...

A consciência é tanta que levou os músicos à lançarem um box caprichadíssimo com sua discografia básica em vinil. Ainda que tenha ficado de fora o (bom) trabalho ao vivo Anywhere But Home e seu primeiro EP, o material já virou desejo de consumo entre seus fiéis admiradores.

Foi muito bacana reouvir todos esses discos e constatar que o grupo de Amy Lee foge à regra em mais um quesito. Além de terem fidelizado um publico e vencido a barreira do tempo, seus discos conseguiram manter um certo padrão.  Algo que deveria ser corriqueiro, mas que está ficando cada vez mais raro. Principalmente, no mercado mainstream.

Finalmente o álbum Origin foi reeditado. Pode ser por notarem que não adianta querer lutar contra a pirataria e o universo digital – é difícil e caro achar o CD oficial da época, mas não é difícil conseguirmos uma prensagem bootleg de boa qualidade e nem os famosos downloads – ou ainda se sensibilizaram com a ideia do box e resolveram ceder para o produto em questão. 



O disco não é ruim, mas ouvindo tudo na sequencia, notamos que realmente está um degrau abaixo dos trabalhos posteriores. Amy já demonstrava uma boa voz. As composições eram boas, tanto que algumas foram reaproveitadas no Fallen. Entretanto a mixagem mata um pouco o álbum. Os elementos eletrônicos ficaram muito altos. As guitarras e bateria muito magras. Acaba valendo por seu valor histórico.

Fallen, The Open Door e Evanescence são os álbuns que todos conhecem e que agora chegam ao formato de 180 gramas. Apenas o disco de “Going Under” havia sido editado em vinil em uma edição comemorativa. Os outros dois fazem sua estreia agora no box. Todos os 3 contêm hits, contam com uma qualidade de gravação impecável, mas Fallen acaba se demonstrando um pouco mais forte que os demais por manter maior consistência no repertorio.

As letras foram prensadas nos inserts, entretanto um book caprichadíssimo acompanha a caixa com trechos de manuscritos e inúmeras fotos promocionais. Tudo organizado cronologicamente. Para quem viveu a época dos lançamentos originais, acaba sendo nostálgico revirar o livro porque nos deparamos com varias imagens que foram estampadas em anúncios dos discos ou em matérias de revistas.

De quebra, ainda foi um criado um LP bônus com faixas raras. Musicas lançadas anteriormente como b-sides de singles e bônus tracks dos álbuns. Para deixar tudo ainda mais interessante, Amy  Lee regravou “Even In Death”, do polêmico Origin, exclusivamente para esse Lost Whispers. Contando apenas com seu piano e uma pequena orquestração no arranjo, temos sua voz saltando pelos falantes e demonstrando uma força fora do comum. Se tem algo que o Brasil deveria copiar da gringa e não copia são todos esses cuidados na hora de reeditar um material ou no momento de lançar um box como esse.

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Caprichado

Faixas:                                                                                

Disco 1 – Origin:
      01)   Origin
      02)   Whisper  
      03)   Imaginary
      04)   My Immortal
      05)   Where Will You Go
      06)   Field of Innocence
      07)   Even In Death
      08)   Anywhere
      09)   Lies
      10)   Away From Me
      11)   Eternal

Disco 2 – Fallen:
      01)   Going Under
      02)   Bring Me To Life
      03)   Everybody´s Fool
      04)   My Immortal
      05)   Haunted
      06)   Tourniquet
      07)   Imaginary
      08)   Taking Over Me
      09)   Hello
      10)   My Last Breath
      11)   Whisper

Disco 3-4 – The Open Door:
      01)   Sweet Sacrifice
      02)   Call Me When You´re Sober
      03)   Weight Of The World
      04)   Lithium
      05)   Cloud Nine
      06)   Snow White Queen
      07)   Lacrymosa
      08)   Like You
      09)   Lose Control
      10)   The Only One
      11)   Your Star
      12)   All That I´m Living For
      13)   Good Enough

Disco 5 – Evanescence:
      01)   What You Want
      02)   Made of Stone
      03)   The Change
      04)   My Heart Is Broken
      05)   The Other Side
      06)   Erase This
      07)   Lost In Paradise
      08)   Sick
      09)   The End Of The Dream
      10)   Oceans
      11)   Never Go Back
      12)   Swimmimg Home

Disco 6 – Lost Whispers:
      01)   Lost Whispers
      02)   Even In Death (2016)
      03)   Missing
      04)   Farther Away
      05)   Breath No More
      06)   If You Don´t Mind
      07)   Together Again
      08)   The Last Song I´m Wasting On You
      09)   A New Way To Bleed
      10)   Say You Will
      11)   Disappear
      12)   Secret Door