sábado, 29 de abril de 2017

Humberto Gessinger – Desde Aquele Dia (2017):



Por Davi Pascale

Existem vários tipos de músicos. Existem aqueles que criam uma carreira sendo interpretes. Ou seja, pegam composições de outros artistas (inéditas ou não), imprimem sua marca e assim criam seus discos. Existem aqueles que gravam suas próprias músicas. Existem aqueles que vivem de compor para os artistas. E existem aqueles que atacam em dois universos. Normalmente compondo para os outros e para si próprio. Caso de Nando Reis, Arnaldo Antunes e também de Humberto Gessinger.

Não é de hoje que Humberto faz essa brincadeira. A cantora Patricia Marx ganhou “Onde Menos Se Espera” para seu LP Incertezas. Isso, antes de adotar o sobrenome Marx, em 1990. Jota Quest registrou “Tudo Está Parado” em seu álbum Folia e Caos, um pouco antes do ex-Engenheiros registrá-la em Insular. E é daí que nasce Desde Aquele Dia. Humberto resolveu pegar canções que havia composto em pareceria com outros artistas e registrá-las, pela primeira vez, em sua própria voz.

Segue a mesma lógica de Louco Pra Ficar Legal. Ao invés de criar um álbum, lança um single. Ataca, mais uma vez, em dois universos. Traz a realidade para o presente, onde grande parte dos ouvintes dão mais atenção para uma canção avulsa do que para um álbum. E também remete ao passado, ao resgatar o formato de compacto. Tão popular nos anos 80 e tão raro nos dias atuais. Sem contar que resolveu fazer a arte em gatefold. Ou seja, as famosas capas duplas. Também raro nos (poucos) compactos atuais.

A concepção do álbum também ataca em dois universos. As cores da capa, as disposições de imagens, nos remetem ao emblemático A Revolta dos Dândis. Clássico LP dos Engenheiros que comemora 30 anos e que Gessinger celebra na estrada. Por outro lado, as musicas não seguem a sonoridade da época. A que tem uma pegada mais anos 80 acredito que seja “Olhos Abertos”, uma parceria do cantor com o Capital Inicial. Não por acaso, a musica foi registrada nessa época, mais precisamente em  Todos os Lados. Lembra de “Belos e Malditos”? Então... esse disco. O teclado inserido deu a cara 80´s para a canção.

Cantor revive parcerias em novo trabalho

Outra musica vinda dessa época foi “O Que Você Faz a Noite”. Faixa que compôs junto com o também baixista Dé Palmeira, para o LP Carnaval do Barão Vermelho, grupo que Dé fazia parte. A música mantém o emblemático riff, mas ganhou uma pegada mais suingada, o mesmo ocorre em “Alexandria”, faixa que Humberto compôs para Tiago Iorc. Provavelmente, a mais Engenheiros de todas.

Sempre gostei de Humberto enquanto letrista, mas sempre curti também seu lado baixista. Embora não faça algo extremamente técnico e complexo, sempre fez linhas melódicas, fugindo um pouco daquela lógica de ficar apenas na marcação, o que acabava acontecendo bastante nos discos em que atacava de guitarrista. Sempre foi criativo e tem um estilo próprio, a lógica se mantem aqui. Embora esteja um pouco mais contido dá para sacar seu estilo em diversas passagens.

Desde Aquele Dia comprova, mais uma vez, a eficácia de Humberto enquanto compositor, além de saciar a curiosidade de seus fãs de carteirinha, que não são poucos, de como ficariam essas composições sob sua ótica. Bem, mais ou menos, já que teriam outra cara se tivessem sido gravadas por ele na época. Humberto Gessinger é o tipo de artista que está sempre se reinventando. De todo modo, é um trabalho que vale a pena ter em sua coleção.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Ótimo

Faixas:
      01)   Alexandria
      02)   O Que Você Faz À Noite?
      03)   Olhos Abertos