sábado, 28 de outubro de 2017

Liam Gallagher – As You Were (2017):



Por Davi Pascale

O sempre problemático Liam Gallagher acaba de soltar seu primeiro álbum solo e garante que se não vender bem, não irá gravar mais. O garoto voltou com seu estilo fanfarrão de sempre. Cara de enfezado, dizendo bobagens na mídia. A que marca o retorno do garoto enxaqueca é uma declaração que deu à revista Magnet dizendo que: “o som da guitarra de Brian May soa como se ele tivesse enfiado ela no traseiro” e ainda que se sente ofendido em ser associado ao Britpop, uma vez que ele fazia rock e não um popzinho alegre estúpido...

É... O Cartman do rock n roll realmente é bom de marketing. Depois dessa entrevista, seu nome voltou a ficar falado como nunca, mas o que esperar de seu novo álbum? Embora goste de se dar um valor maior ao que tem, não dá para negar que o menino é talentoso. Bom cantor, timbre característico, carismático e bom compositor. Sua estreia solo (duvido que ele vá parar, independente de vendas) é bem interessante.

Somente um ponto ficou latejando na minha cabeça. Pro cara dar uma declaração como essa sobre o lendário Brian May (Queen), esperava um disco com bastante guitarra, um pouco de distorção, como acontecia nos primeiros álbuns do Oasis (Definitely Maybe e What´s The Story Morning Glory) e esse é um dos pontos baixos do álbum. Faltou volume nas guitarras. Sinto Liam, mas esse é seu álbum mais pop.


Liam Gallagher chega à seu primeiro álbum solo

“Wall of Sound” inicia com uma gaita e uma guitarra em crescente, mas assim que a música explode, a bateria repleta de efeitos eletrônicos passa a ser o foco principal da canção. Há mais espaço para violões e pianos do que para as guitarras. A exceção talvez seja “I Get By”. O que faz com que a situação não fique feia para o Joselito da Inglaterra é que o repertório é bom.

“Bold” e “For What It´s Worth” são as famosas baladas beatle que o garoto sempre gostou de fazer. Essa última poderia ter sido gravada, inclusive, por sua ex banda. Outro momento que trará uma certa nostalgia aos fãs do Oasis é o refrão de “Greedy Soul”. Mais uma canção pop com direito às velhas palmas.  Os grandes destaques, contudo, ficam por conta de “Come Back To Me” e “You Better Run”, onde apresenta uma letra com diversas referências à Beatles, Stones e Hendrix.

A fórmula é a que vem usando desde sempre. Canções calcadas em boas melodias, refrão bem construído e influência do rock britânico dos anos 60 transpirando nos alto falantes. Não tão experimental quanto o Primal Scream, não tão alegre quanto o Blur, não tão rock n roll quanto o Oasis, mas com uma produção de primeira, As You Were é um trabalho bacana que mostra um bom início de uma nova fase. Vá em frente, Liam. A nova fase promete. Só tome cuidado para não ficar dizendo muita bobagem por aí. Se o senhor continuar assim, te recomendarei para ser comentarista da Multishow. Não diga que não te avisei.

Nota: 8,0 / 10,0
Faixas:
      01)   Wall of Glass
      02)   Bold
      03)   Greedy Soul
      04)   Paper Crown 
      05)   For What It´s Worth
      06)   When I´m In Need
      07)   You Better Run
      08)   I Get By
      09)   Chinatown
      10)   Come Back To Me
      11)   Universal Gleam
      12)   I´ve All I Need