sábado, 18 de novembro de 2017

Melissa Etheridge – A Little Bit Of Me: Live In L.A. (2015):



Por Davi Pascale

Aula de rock n´ roll e profissionalismo. É exatamente isso o que temos aqui. Pode ser que alguns de nossos leitores nunca tenham ouvido falar de Melissa Etheridge. Realmente, aqui no Brasil, ela não é tão popular. Especialmente, entre a juventude. Nos Estados Unidos, contudo, ela é bem respeitada. A cantora, que já ganhou 2 grammys,  é conhecida por sua voz potente, suas letras confessionais e por seu lado ativista. Homossexual assumida, a artista luta pela causa LGBT desde 1993.

Contudo, é bom deixar claro. Ela não é aquela artista que gosta de chocar. Muito pelo contrário. No palco, rouba toda a atenção por sua musicalidade. Seja arriscando algumas notas no teclado em “Monster”, seja na sua voz rouca e potente, ou ainda na sua performance nas guitarras e violões. Utilizando-se quase sempre de instrumentos de doze cordas, chega a arriscar diversos solos durante o show. Não há espaço para beijo gay, discurso político, nem nada do tipo. A música fala por si.

A apresentação escolhida foi registrada no luxuoso Orpheum Theater (Los Angeles) em 12 de Dezembro de 2014, durante a divulgação de This Is M.E. Álbum que lançou de maneira totalmente independente e que trazia uma sonoridade mais pop, mais moderna. Nos shows, contudo, a pegada era a mesma de sempre. Arranjos roqueiros passando pelo folk e pelo blues.

Os músicos são de primeira, com destaque para o excelente baixista Jerry Wonda. Extremamente seguro, o rapaz demonstra um feeling fora do comum. Melissa é um caso à parte. Na estrada há mais de 30 anos, sua voz não dá sinal de cansaço. Continua jogando a voz para cima durante todo o concerto, coloca uma emoção inacreditável em sua interpretação, além de ser uma boa instrumentista, conforme já citado. Parte desse conhecimento, certamente, veio da estrada. Na fase pré-fama, a moça fazia apresentações de voz/violão por 4 horas seguidas. Parte, veio por sua formação musical. Melissa não é curiosa. Ela é formada na Berklee College of Music. Ou seja, sabe exatamente o que está fazendo ali.




O repertório pode parecer curto em um primeiro momento, mas na verdade, não é. Embora sejam apenas 13 canções, várias músicas, especialmente na segunda metade, ganharam arranjos estendidos e improvisos. No show de quase 2 horas, foi apresentado 4 canções de seu, até então, mais novo álbum (“I Won´t Be Alone Tonight”, “Take My Number”, “A Little Bit Of Me” e “Monster”) e 9 músicas das antigas. Clássicos como “I Want To Come Over”, “Come To My Window”, “Bring Me Some Water”, “Like The Way I Do” e “I´m The Only One” não foram esquecidos.

Sua energia no palco segue intacta. A moça nunca se deixou abalar, para dizer a verdade. Nem mesmo quando enfrentou um câncer de mama em 2004. Aqui no Brasil ficou muito popular um vídeo dela cantando “Piece Of My Heart” (Janis Joplin) junto com a Joss Stone na edição do Grammy de 2005. Embora seja conhecida por sempre estar com cabelos compridos, Melissa aparecia ali totalmente careca. A razão era essa. Naquela época, estava enfrentando uma quimioterapia. Aqui, comemora o fato de estar livre do câncer há 10 anos. Melissa aparece alegre, falante e cheia de energia. Quem não conhece sua história, nem imagina os perrengues que já passou...

A Little Bit Of Me é extremamente bem gravado e apresenta um repertório certeiro. Quem já conhece e curte seu trabalho, ficará maravilhado com o vídeo. Quem não conhece sua obra e resolver se arriscar é bem provável que acabe se tornando fã. Show de altíssimo nível.

Nota: 9,0 / 10,0

Faixas:
      01)   I Won´t Be Alone Tonight
      02)   I Want To Come Over
      03)   Chrome Plated Heart
      04)   Take My Number
      05)   Come To My Window
      06)   Ruins
      07)   A Little Bit Of Me
      08)   If I Wanted To
      09)   Meet Me In The Black
      10)   Bring Me Some Water
      11)   I´m The Only One
      12)   Like The Way I Do
      13)   Monster
      14)   Entrevistas
      15)   Backstage Pass