sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

The Doors – The Singles (2017):



Por Davi Pascale:

Com o intuito de celebrar os 50 anos de The Doors, a Rhino (selo pertencente à multinacional Warner Music Group) colocou no mercado, a coletânea de The Singles. Afinal, o que temos aqui? Vale a pena adquirir essa nova coletânea?

A resposta é sim, vale. Ao contrário das coletâneas mais famosas que possuem o áudio extraído dos LPs, essa nova compilação foi criada a partir dos velhos compactos. Aliás, foi lançado um box set genial reproduzindo os compactos da época, em formato vinil mesmo. Para os fãs mais ardorosos, vale a pena correr atrás desse material. Para quem curte a banda sem muito fanatismo, a coletânea dupla que chegou ao mercado brasileiro atende.

Sim, as músicas mais longas estão cortadas. “Light My Fire”, por exemplo, cuja versão original chega à 7 minutos de duração, aqui dura pouco mais de 2 minutos, o solo de teclado foi todo cortado. Claro que para quem não tem nada da banda, acho mais interessante recorrer à alguma outra coletânea antes ou adquirir os álbuns. Os da fase Jim são clássicos. Mas para os completistas é um ítem interessante. Afinal, eram essas versões que tocavam nas rádios. Não deixa de ser curioso.

As músicas foram colocadas cronologicamente. Portanto, é possível notar com clareza as mudanças na sonoridade do grupo. Obviamente, o maior choque ocorre nas canções dos álbuns Other Voices e Full Circle. Os trabalhos finais que não contavam mais com a marcante voz de Jim Morrison. Embora os discos não sejam tão ruins quanto dizem, não dá para deixar de notar que a magia havia se perdido.

Os compactos foram muito populares no passado. Aqueles vinis lançados nos anos 50 (Little Richard, Elvis Presley, etc) muitos deles eram uma espécie de compilação de compactos. Tinha artista que gravava material exclusivo para compacto. Alguns, para o lado B. Para que o fã tivesse alguma novidade além da capa. Os Beatles, por exemplo, lançaram vários compactos com músicas que não estavam no disco. Foi daí que nasceu a famosa coletânea Past Masters. O Doors teve apenas 3 músicas que foram lançados em compacto e não fizeram parte do long-play. E as 3 estão aqui. Mais um motivo para os fãs não abandonarem esse disco na prateleira.

Duas dessas canções já são manjadinhas entre os fãs mais xiitas. “Who Scared You” e “(You Need Meat) Don´t Go No Further” foram lançadas anteriormente na coletânea Weird Scenes Inside The Gold Mine. Lançada originalmente em 1972, o disco foi a primeira coletânea lançada após a morte do lizard king e, obviamente, buscava saciar a vontade dos fãs de ouvirem algo novo após a morte do ídolo. “Who Scared You” é uma sobra de The Soft Parade, onde podemos notar inclusive o naipe de metais que foi explorado pelos músicos no citado álbum. Faixa bem bacaninha. “Don´t Go No Further” é um clássico do bluesman Willie Dixon, cantada aqui por Ray Manzarek, gravada nas sessões de L.A. Woman. Robby Krieger faz um solo bem legal, mas o trabalho vocal de Manzarek é sofrível.

A mais rara é “Treetrunk”, faixa que nunca havia sido incluída em um disco do Doors antes. Essa faz parte da fase final do grupo – já sem Jim – e embora Ray continuasse a dever nos vocais (era um monstro nos teclados, mas nunca gostei de sua voz) estava mais bem resolvido do que no citado blues. Talvez, o fato de cantar em uma região mais baixa tenha deixado sua voz mais agradável.

Do mais, o que temos aqui são os grandes clássicos do Doors. Alguns, na integra. Outros, cortados para obedecer os padrões das rádios. De todo modo, é sempre prazeroso ouvir clássicos como “Break On Through”, “L.A. Woman”, “Roadhouse Blues”, “People Are Strange”. Inclusive os clássicos menores como “End Of The Night”, “Love Street” e “Tell All The People” são tocantes. Recomendado!

Nota: 10,0 / 10,0
Faixas:

CD 01:
     01)   Break On Through
     02)   End Of The Night
     03)   Light My Fire
     04)   The Crystal Ship
     05)   People Are Strange
     06)   Unhappy Girl
     07)   Love Me Two Times
     08)   Moonlight Drive
     09)   The Unknown Soldier
     10)   We Could Be So Good Together
     11)   Hello, I Love You
     12)   Love Street
     13)   Touch Me
     14)   Wild Child
     15)   Wishful Sinful
     16)   Who Scared You
     17)   Tell All The People
     18)   Easy Ride 
     19)   Runnin´ Blue
     20)   Do It
     21)   You Make Me Real
     22)   Roadhouse Blues
     23)   Love Her Madly
     24)   (You Need Meat) Don´t Go No Further
     25)   Riders On The Storm
     26)   Changeling

CD 02:
     01)   Tightrope Ride
     02)   Variety Is The Space of Life
     03)   Ships W/ Sails
     04)   In The Eye Of The Sun
     05)   Get Up And Dance
     06)   Treetrunk
     07)   The Mosquito
     08)   It Slipped My Mind
     09)   The Piano Bird
     10)   Good Rockin´
     11)   Roadhouse Blues (Live)
     12)   Albioni: Adagio
     13)   Gloria (Live)
     14)   Moonlight Drive (Live)
     15)   Hello, I Love You (Mono Radio Version)
     16)   Touch Me (Mono Radio Version)
     17)   Wishful Sinful (Mono Radio Version)
     18)   Tell All The People (Mono Radio Version)

Nenhum comentário:

Postar um comentário